Você sabe o que é o eSIM? Aprenda a ativar a tecnologia no Android e iPhone

A mudança vai se tornar cada vez mais presente nos celulares.

Uma nova tecnologia vai mudar drasticamente o futuro dos smartphones, estamos falando do eSIM, chip virtual que começa a aparecer no mercado de telefonia brasileiro. Ele aparece como substituto do tradicional chip físico, utilizado por décadas.

A novidade faz parte da evolução dos aparelhos, que estão cada vez mais finos e compactos. Com a mudança, as fabricantes ganham mais espaço, já que não será necessário a tampa, a bandeja e o leitor do cartão SIM. O que também flexibiliza as opções de design dos modelos.

Essa alteração permite tornar os dispositivos mais resistentes à água e a poeira, bem como abre margem para aumentar o espaço da bateria e também de uma eventual antena do aparelho. Com os chips cada vez menores, a tendência é que o eSIM se torne cada vez mais comum.

Você sabe o que é o eSIM? Aprenda a ativar a tecnologia no Android e iPhone
Conheça o novo tipo de chip e saiba em quais celulares ele já está disponível. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que muda com o eSIM?

O eSIM vai substituir os chips de plástico por um virtual, embutido na própria placa do aparelho, que não pode ser removido. Entre as mudanças, está a facilidade para trocar de linhas telefônicas, contratar e trocar de planos e serviços de forma online. Isso pode ser feito através de QR Code ou dos aplicativos das operadoras.

O usuário também pode ter mais chips, já que é possível cadastrar até 8 perfis diferentes. Porém, apenas um perfil pode ser usado de cada vez. Além disso, o chip virtual é mais seguro, já que impede a remoção, em caso de roubo, por exemplo. Outro ponto positivo é a conectividade contínua, que permite a localização e recuperação do celular.

Por outro lado, a desvantagem está quando precisar trocar de aparelho, sendo necessário entrar em contato com a operadora para fazer a transferência de linha. Mais um ponto negativo fica por conta dos casos de aparelhos danificados, assim não será possível fazer a transferência do número de forma imediata.

Veja também: Tecnologia permite controlar casa com CHIP no CORPO; entenda!

Quais os aparelhos que possuem o chip virtual?

Já existem aparelhos vendidos no Brasil com o chip virtual, mas a oferta ainda é pequena. Entre os celulares da Apple, os iPhones XR, XS, XS Max, 11, 11 Pro e 11 Pro Max possuem a tecnologia.

A tecnologia pode ser encontrada nos aparelhos Android dos modelos Samsung Galaxy Fold e Motorola Razr. Outros modelos devem chegar ao mercado brasileiro nos próximos meses.

Os smartphones comprados no exterior também são compatíveis com eSIM oferecido pelas operadoras do Brasil. Todos os celulares ainda possuem entrada para o tradicional cartão SIM.

Veja também: Quer comprar um CELULAR novo? Saiba qual modelo vale a pena em 2022!