ERROS no consignado do Auxílio Brasil continuam: descontos indevidos ou antecipados!

Saiba o que a CAIXA disse sobre os erros que estão acontecendo no empréstimo do Auxílio Brasil

Desde o mês passado bilhões de reais foram transferidos através dos empréstimos consignados para beneficiários do Auxílio Brasil. Contudo, nem tudo são flores para quem pediu esse crédito. 

Estão surgindo diferentes relatos de clientes e beneficiários do programa social que estão sendo prejudicados. Alguns falam de um erro no consignado na data de descontos; outros reclamam de um problema pior ainda: o desconto indevido. Entenda e saiba o que está acontecendo. 

Erros consignado
Confira quais são os principais erros no consignado do Auxílio Brasil e o que fazer (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Erro no empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Antes de mais nada, é importante lembrar que o benefício está sendo liberado por diferentes instituições financeiras. 

Entre elas, a Caixa Econômica Federal é a principal. Isso porque o banco oferece de forma facilitada a solicitação do crédito pelo próprio aplicativo Caixa Tem, sem necessidade de ir até uma agência. 

Contudo, aumentou recentemente o número de relatos de erros no consignado do Auxílio Brasil

De acordo com relatos nas redes sociais, são casos de pagamentos adiantados ou indevidos. 

A diretora de relações institucionais da Rede Brasileira de Renda Básica, Paola Loureiro Carvalho, ouvida pelo g1, afirma que a preocupação é cada vez maior. 

Veja também: Beneficiários do Auxílio Brasil podem ter SURPRESA no pagamento da próxima parcela; entenda!

Desconto indevido no Auxílio Brasil 

Em grupos do Facebook e no Twitter é possível encontrar algumas pessoas reclamando de descontos indevidos do consignado do Auxílio Brasil

O grande problema é que os relatos estão afirmando que o desconto já vai acontecer na parcela de novembro, ou seja, nos pagamentos que começam nesta quinta-feira (17). 

Um usuário, por exemplo, relatou que teve o empréstimo negado inicialmente por conta de falta de margem para o crédito. 

Depois de pedir para cancelar o pedido, o desconto errado do consignado apareceu no extrato de toda forma. De acordo com o cliente ouvido pelo g1, existe o desconto de uma parcela de R$ 260 em seu nome no aplicativo Caixa Tem. 

Problema no desconto antecipado do consignado

Finalmente, outros clientes dizem que há o problema de desconto do consignado do Auxílio Brasil antes da hora. Ou seja, alguns afirmam que exigiram no contrato um desconto em dezembro e já estão o vendo em novembro. 

A Caixa Econômica Federal se posicionou sobre isso. De acordo com a instituição, o banco segue disposição do Art. 28 da Portaria 816 do Ministério da Cidadania. O que o texto diz é que o primeiro desconto do consignado acontece no mês subsequente ao envio de informações pelos bancos. 

Isto é, os contratos obedecem a “averbação” feita entre cliente, os bancos e o Dataprev. 

E o que fazer em caso de desconto indevido no Auxílio Brasil? De acordo com a própria Caixa, o melhor caminho é ligar para os canais de atendimento do Ministério da Cidadania. 

O atendimento acontece pelo número 121. Os clientes devem indicar o erro e conferir com os atendentes o que deve ser feito para ter os valores ressarcidos normalmente. 

Veja também: Auxílio Brasil passa por REAVALIAÇÃO: milhares de famílias são excluídas, veja se você foi afetado