ERRO no cadastro do INSS pode gerar dinheiro extra para brasileiros? Entenda!

Saiba o que aconteceu!

Para que os segurados recebam os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) corretamente, é necessário que seu cadastro esteja com informações corretas no sistema. Mas e se houver um erro no cadastro do INSS? Caso isso ocorra e o próprio instituto não conserte os dados incorretos, a ação pode gerar indenização por danos morais, você sabia?

Quer saber o que acontece se os dados dos segurados estiverem incorretos e como isso afeta as pensões e aposentadorias, bem como aprender a resolver esse problema de uma vez por todas? Então continue conosco logo abaixo para conferir todas as informações que trouxemos hoje mesmo para você!

Erro no cadastro do INSS pode gerar dinheiro extra
Erro no cadastro do INSS pode gerar dinheiro extra / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Entenda o erro no cadastro do INSS

De acordo com informações do próprio INSS, cerca de 80 milhões de cadastros estavam com informações incorretas, o que pode estar prejudicando muitos segurados devido a um erro do próprio instituto. Funciona assim: caso ocorra alguma inconsistência nas informações dos beneficiários, os repasses das pensões e aposentadorias podem ser bloqueados, o que acaba prejudicando os cidadãos que dependem desses valores.

Dessa forma, se o segurado perceber qualquer tipo de erro, falha ou inconsistência, ele deve entrar em contato com o instituto para que haja a correção do problema. A solicitação para correção pode ser feita de duas formas:

  • Através do aplicativo Meu INSS (Android: https://bityli.com/RXNFG ou iOS: https://bityli.com/xnBqul);
  • Procurando uma agência física do órgão, caso tenha problemas em realizar o procedimento online.

Nesse segundo caso, é bom lembrar que o segurado deve levar todos os documentos que comprovem que há algum tipo de falha não dados registrados no sistema.

Veja também: Confira todas as REGRAS e requisitos para receber a aposentadoria rural do INSS

Em último caso, entre na justiça

Por fim, caso o INSS demore para resolver o problema do cidadão, prejudicando os valores da sua pensão ou aposentadoria, o segurado tem a opção de mover uma ação na justiça conta o instituto. Dessa forma, caso o trabalhador entre na justiça e ganhe, ele receberá uma indenização por danos morais, visto que o INSS não pode suspender os benefícios de nenhum cliente sem que antes haja a possibilidade de que eles apresentem uma defesa.

Ou seja, ao perceber qualquer irregularidade, entre em contato com o INSS o quanto antes para resolver sua situação e evitar ficar sem seu benefício, já que dados incorretos são motivos para cancelamento. E se isso ocorrer sem que você esteja ciente, lembre-se que há sempre a possibilidade de buscar auxílio jurídico para resolver sua situação.

Veja também: EXTRA de 25% para segurados do INSS é autorizado; saiba quem pode receber