Erro INTOLERÁVEL deixa ChatGPT fora do ar e usuários estão REVOLTADOS

Um grande números de reclamações foi registrado sobre o funcionamento do chatbot. Confira outras ferramentas de IA para utilizar como alternativa.

Desde que o ChatGPT foi lançado que o chatbot é alvo de diversas polêmicas, falhas no funcionamento e vazamento de dados, o problema desta vez é que o serviço está fora do ar. Os usuários ficaram perdidos sem saber o que exatamente estava acontecendo com a plataforma de inteligência artificial da OpenAI.

Para quem nunca utilizou a plataforma, o serviço funciona a partir da inserção de comandos para que o sistema realize as ações. O chatbot é um sistema a partir da inteligência artificial, que responde com uma grande variedade de respostas, sendo capaz de conversar sobre diversos temas, resolver problemas, dar conselhos, entre outras coisas.

O robô aprende enquanto é utilizado pelos usuários, isso porque realiza pesquisas na internet para fornecer respostas cada vez mais aprimoradas. No final do ano passado o ChatGPT foi lançado em formato de site e em maio deste ano ele ganhou um aplicativo para o sistema operacional iOS, a expectativa é que o mesmo aconteça para o Android.

Erro INTOLERÁVEL deixa ChatGPT fora do ar e usuários estão REVOLTADOS
O sistema do ChatGPT está com instabilidade e não consegue responder aos comandos. Problema ainda não foi resolvido. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que aconteceu para o ChatGPT ficar fora do ar?

Ao longo desta terça-feira (11) os usuários do ChatGPT relataram que a plataforma apresentou instabilidade e ficou fora do ar. O sistema permitia fazer login, mas não carregava as respostas. Ao enviar um comando aparecia uma mensagem de erro, deixando o sistema impossibilitado de realizar prompts.

De acordo com Downdetector, a instabilidade do chatbot teve início por volta das 10h da terça-feira (11), com mais de 2,8 mil reclamações dentro do período de 15 minutos. Houve um aumento nas pesquisas do Google sobre o ChatGPT associado aos termos “fora do ar”, “não funciona” e “caiu”.

Como o ChatGPT é utilizado de diversas formas, inclusive no trabalho para aumentar a produtividade e agilizar as funções, alguns usuários reclamaram do fato de comprometer a realização de algumas atividades durante o horário de expediente. Rapidamente as redes sociais ficaram repletas de memes sobre a situação.

Ao longo do dia a OpenAI ainda não havia conseguido identificar e resolver o problema do ChatGPT. O serviço continua informando que algo deu errado e que é necessário entrar em contato com a desenvolvedora caso o problema continue. A OpenAI disse que já está ciente do problema e que está investigando.

Veja também: FIM do ChatGPT? Inteligência artificial registra QUEDA DRAMÁTICA de acessos

Outras plataformas de inteligência artificial

Enquanto o ChatGPT permanece fora do ar, os usuários podem optar por utilizar outras plataformas de inteligência artificial em substituição. Os softwares são semelhantes e apresentam basicamente as mesmas funções. A primeira opção é o ChatSonic, criado pela Mycroft AI, integrado à internet e ao Google, com o diferencial de permitir que o usuário consiga alterar a persona do robô que deseja conversar.

Outra opção é o Jasper Chat, que cria diversos conteúdos digitais. De forma semelhante, tem o CharacterAI que permite criar personagens personalizados. O YouChat é um dos mais parecidos com o ChatGPT, só que é atrelado ao buscador You.com. Mais uma alternativa é o Perplexity AI, minimalista e fácil de usar. Por fim ainda tem o Replika que é a ferramenta mais diferente de todas, uma amiga virtual.

Veja também: Empresas estão PROIBINDO o uso do ChatGPT; entenda de uma vez por todas o motivo!