Entregadores de aplicativo podem COMER o pedido caso o cliente não receba?

Conheça os direitos e deveres entre os entregadores e os clientes dos aplicativos de entrega.

O mercado profissional de entregadores de produtos alimentícios tem aumentado consideravelmente no Brasil por meio das plataformas setores de alimento como iFood, entre diversas outras até menos conhecidas.

Muitas dúvidas tornam-se diante da questão entre os direitos e deveres entre os entregadores e os consumidores dos produtos e é sobre isso que você verá hoje. Afinal, os entregadores consumirem o pedido feito caso o cliente não o receba é uma conduta ética ou não? Isso é permitido pela empresa a qual se presta o serviço? Fique atento a este conteúdo e caso você também seja um cliente e solicite muita entrega de comida em seu endereço, saiba quais são os seus deveres dentro destas situações. Afinal, em quaisquer relações existe condicionalidades de ambas as partes, não é mesmo?

Saiba mais.

Entregadores de aplicativo podem COMER o pedido caso o cliente não receba?
Relação de entregadores e clientes Foto: divulgação

Quais são as regras para os entregadores e clientes?

Muita dúvida é gerada em torno do assunto das entregas dos pedidos feitos. Afinal, qual é o local dessa entrega? Qual o trabalhado que os entregadores devem ter? Algumas polêmicas se formam em torno disso e em consequência houve um necessário posicionamento sobre o assunto.

Todos devem estar cientes dos seus direitos e deveres, isso é fato. A empresa iFood, por sua vez, declara que o entregador deve ir até o primeiro ponto de contato com o consumidor, por exemplo, o portão da casa ou a portaria do condomínio. Não há obrigatoriedade em ir além disso. Da mesma forma, os clientes devem estar cientes de suas obrigações e estarem prontos para agilizar o processo de trabalho dos profissionais e realizarem a busca dos seus pedidos no primeiro ponto de contato.

Veja também: Do ZERO aos R$ 11 MIL por mês trabalhando com iFood: entregador ensina o segredo

As polêmicas geradas e o que fazer nestes casos

Em um vídeo publicado na internet um entregador denuncia o cliente que não quis buscar o seu pedido no primeiro ponto de contato, exigindo ainda mais do que o dever do entregador. Este, por sua vez, consumiu o alimento no momento de sua pronúncia. Mas o que fazer mediante estes casos? Essa conduta está correta por parte dos profissionais da entrega? Segundo a empresa iFood não. A conduta não é adequada na ocasião e isso pode acarretar dano e prejuízo de trabalho SÉRIOS aos entregadores. O que a empresa sugere é que a situação seja relatada e o aguardo das orientações do que fazer em seguida.

Para os clientes que presenciarem a situação devem entrar em contato com o estabelecimento e fazer a denúncia registrando no momento as provas como fotos e vídeos.

Espalhe essas informações, exija os seus direitos, mas também esteja atento em não desejar sucumbir os direitos de outrem. Para uma melhor relação entre profissionais e consumidores todos devem estar atentos em seguir as regras e não extrapolar os limites fazendo bom uso dos seus direitos, mas não extrapolando neste exercício.

Para saber mais consulte a empresa a qual realizou o seu pedido.

Veja também: Entregadores iFood NÃO vão mais subir no apartamento? Entenda!