Entrega do primeiro lote do novo RG já foi realizada: Como solicitar?

A partir de março de 2023 será obrigatório ter o novo documento

Não faz muito tempo que um novo RG, ou seja, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi apresentado para o público. Algumas mudanças foram efetuadas para tornar o documento mais difícil de falsificar e também padronizá-lo. 

Além disso, a novidade acabará com o problema de registros duplicados nos casos de emitir documento em estado diferente do de nascença. Algumas pessoas já estão com o novo modelo em mãos. Saiba como solicitar. 

Entrega do primeiro lote do novo RG já foi realizada: Como solicitar?
RG novo será obrigatório em 2023. Imagem: Divulgação

Mudanças do novo RG 

Na última segunda-feira, o presidente da república entregou os primeiros exemplares da Carteira de Identidade Nacional. O acontecimento ocorreu durante um evento feito no Palácio do Planalto. 

Afinal, quais são as mudanças no RG? Mesmo que o documento tenha começado a valer em 1º de março, ele está sendo implementado na população de uma forma gradativa. Até março de 2023 todos os órgãos civis do país devem se adequar para emitir o novo documento. A troca do RG será gratuita para todos os moradores do país. 

O novo registro de cidadão conta com várias mudanças que o tornam ainda mais completo em informação. Veja abaixo uma lista com todas elas:

  • Presença de QR Code 
  • Identificação de doador de órgão (ou não);
  • Biometria obrigatória;
  • Naturalidade do cidadão;
  • Código MRZ (iguais os do passaporte);
  • Tipo sanguíneo; 
  • Padronização da Carteira de Identidade para todos os estados. 

Veja também: Prazo máximo para solicitar o novo RG já foi definido? Cada estado do Brasil tem data limite?

Como emitir o novo RG?

Como citado acima, os órgãos responsáveis por emissões de documentos possuem até março do ano que vem para se adequar. A partir dessa data será obrigatório emitir o documento nos novos formatos. 

Existem estados que começarão as emissões antes do período limite, como por exemplo, Minas Gerais. É possível que a mudança inicie ainda durante o ano de 2022. Para isso, o cidadão deve realizar o cadastro da biometria na Justiça Eleitoral ou em algum outro órgão de identificação. 

No mais, o serviço público realizará avisos quando for possível emitir o novo documento. A população então poderá ter acesso a informação e agendar a mudança para o novo RG. 

Porque modificar o documento?

O governo trouxe diversas justificativas para a emissão de um novo documento. Dentre elas está a necessidade de unificar todas as informações de um cidadão no mesmo lugar. Assim, as fraudes se tornam mais difíceis.  

O novo RG terá validade de 5 anos para crianças de até 11 anos de idade. Já para adultos até 60 anos, o prazo para refazer o documento é de 10 anos. Idosos a partir dessa idade não necessitam emitir novamente documento.

Saiba mais: Governo confirma data para emissão do novo RG; brasileiros são obrigados a atualizar documento?