Enem vai abrir inscrições para a edição de 2022 em breve; confira as informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio

Fique atento aos prazos de inscrição para não perder a prova

Entre o dia 9 a 20 de maio, o Exame Nacional do Ensino Médio abre inscrições para a edição de 2022. Segundo o Ministério da Educação, o exame deve ser aplicado nos dias 13 e e 20 de novembro.

A informação foi revelada por estudantes que conseguiram isenção na taxa de inscrição do Enem. Isso ocorreu porque ao terem acesso aos resultados da isenção, os estudantes receberam uma mensagem informando sobre os prazos para a inscrição.

No entanto, já estamos no final do mês de abril e as datas oficiais ainda não foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizadora dos exames.

A previsão é que comece em maio./Imagem: Divulgação

Sobre o exame

O que se sabe apenas é que a edição de 2022 do Enem ocorrerá nos dias 13 e 20 de novembro. No primeiro domingo serão realizadas as provas de Ciências Humanas, sendo 45 questões de geografia, história e filosofia. No mesmo dia, os estudantes farão exames de Linguagens e Códigos, sendo 45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol), além da redação.

O segundo domingo de avaliação vai contar com as provas de exatas e Ciências da Natureza. Portanto, serão 45 questões de biologia, química e física. Também haverá 45 questões de matemática.

Veja também: Página do Participante Resultado Pedido de Isenção Enem 2022: Passo a passo para acessar!

Mudanças no Enem

Em 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sofrerá algumas mudanças. Isso significa que 2022 é o penúltimo ano em que os exames serão realizados de forma tradicional.

De acordo com o governo federal, as alterações no Enem visam se adequar à nova grade curricular do Ensino Médio. Os requisitos para a nova avaliação foram organizados por técnicos do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação (CNE), e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A partir de 2024, a primeira etapa da prova contará com uma prova geral sobre todas as áreas do conhecimento definidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O objetivo é fazer uma prova interdisciplinar. No primeiro dia também será feita a prova de redação.

O segundo dia de avaliação é o que apresentará as maiores mudanças. Neste dia, o Inep aplicará quatro provas diferentes. Elas estarão divididas por áreas do conhecimento, que serão escolhidas pelo candidato.

O exame será organizado da seguinte forma: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Outra área envolve: Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais

A escolha das provas vai depender da graduação escolhida pelo candidato.

Veja também: Enem apresenta mudanças polêmicas; segundo o MEC alterações entram em vigor a partir desta data