Enem registra 4,8 milhões de inscritos, aumento de 11,2%

Um total de 4.811.338 candidatos se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. Segundo informações do Ministério da Educação, isso representa um aumento de 11,22% em relação ao ano passado e um crescimento de 38% se comparado a 2022. É um número que mostra a crescente busca por oportunidades no ensino superior.

Dessa turma, 3.049.710 são isentos de taxa de inscrição, enquanto 1.761.628 candidatos pagaram para fazer o exame. Uma das novidades para este ano é que 1.390.815 inscrições foram pré-preenchidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Isso pode facilitar a vida de muitos, né?

O estado que lidera o número de inscritos é São Paulo, com 751.648 participantes. Logo atrás estão Minas Gerais, com 464.994 candidatos, e Bahia, com 428.019. Esses números mostram bem a diversidade de regiões interessadas na prova.

O Enem será realizado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. No entanto, em algumas cidades do Pará, como Belém, Ananindeua e Marituba, as provas vão acontecer mais tarde, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Essa mudança se deve à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada em Belém.

O Que Representa o Enem

O Enem é, sem dúvida, a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Ele abre portas para várias oportunidades, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, muitas instituições de ensino, tanto públicas como privadas, utilizam as notas do Enem para selecionar estudantes, seja como critério único ou como parte de seus processos seletivos. O bacana é que os resultados do exame também podem ser usados em instituições em Portugal que têm acordo com o Inep para aceitar essas notas. É uma chance a mais para quem sonha em estudar fora!