Enem 2019

Enem 2019 – MEC cria comissão para analisar questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio edição 2019, confira todas as informações!

Enem 2019 – Confira quais são as principais informações sobre a nova organização do Exame Nacional do Ensino Médio! Saiba o que foi divulgado e quais serão as funções dessa comissão nas orientações gerais da prova

O Enem 2019 ainda pode ser considerado como a principal forma de acesso ao ensino superior gratuito em todo o Brasil através de universidades e instituições de ensino que garantem oferecem cursos sem precisar pagar mensalidades.

O Exame Nacional do Ensino Médio é aguardado sempre por milhares de pessoas que organizam as suas vidas em prol dessa prova, estudando e se preparando durante todo o ano para esse momento específico.

Sabendo disso, selecionamos mais informações sobre as últimas novidades que foram lançadas sobre a prova pelo novo Governo Federal que tomou posse em 2019. Fique atento e saiba tudo. Confira!

Enem 2019
Imagem: Divulgação.

Questões da Prova Enem 2019

Questões da Prova Enem 2019
Imagem: Divulgação.

O Ministério da Educação publicou uma portaria diretamente no Diário Oficial da União na última quarta-feira (20 de março) que afetas as questões da prova Enem 2019. O documento enviado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) definiu os nomes de quem terá uma função importante na organização.

Confira também os Possiveis Temas de redação do Enem 2019!

Foram definidos nomes da comissão Enem 2019 que deverá fazer a leitura dos itens do Banco de Itens (BNI) para a montagem do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. A intenção é verificar questões para ver se sua pertinência com a realidade social, isto é, para assegurar um perfil de prova igual.

Para analisar questões do Enem serão chamados membros do Ministério da Educação, do Inep e também da sociedade civil. A portaria que foi publicada traz um prazo de dez dias para a conclusão dessa tarefa.

Como funciona a Comissão do Enem 2019?

Imagem: Divulgação.

Mas afinal: como funciona a comissão do Enem 2019? É importante lembrar que essa organização não aconteceu nos últimos anos, portanto, será uma novidade que terá reflexo no dia das provas.

Os representantes que foram selecionados deverão ler as questões e recomendar se a sua utilização na montagem do Enem deverá acontecer ou não. É necessário fazer uma justificativa e essa leitura transversal das questões deverá acontecer antes da montagem da prova. Se as alterações fossem feitas depois da prova montada, poderia alterar o desenho e a diagramação, assim como os parâmetros do cálculo de proficiências.

Para saber mais sobre as novidades do Enem, acesse: https://pronatec.pro.br/novidades-no-enem-2019/

 

Leia Também