Empréstimo consignado do Auxílio Brasil vai ter limite máximo? Governo quer lançar programa agora!

Beneficiados pelo Auxílio brasil estão aguardando os empréstimos.

Sabemos que um serviço que pode ajudar os brasileiros durante momentos de dificuldade financeira, são os empréstimos. Porém, é difícil encontrar um banco que deixe mantenha disponível essa modalidade para pessoas com baixo salário. 

Pensando em auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social e que recebem o Auxílio Brasil, o governo decidiu criar uma modalidade de empréstimo consignado. A iniciativa jovem divide opiniões desde que surgiu. 

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil vai ter limite máximo? Governo quer lançar programa agora!
Saiba mais sobre o consignado do Auxílio Brasil – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Consignado do Auxílio Brasil 

O Governo Federal prometeu e agora está correndo em busca de tirar do papel o crédito consignado do Auxílio Brasil ainda em setembro. Porém, agora a discussão é sobre um possível teto de juros para a modalidade. Isso porque a ausência de limite para os valores está sendo criticada. 

Isso porque com a nova forma de conseguir crédito, a chance de um superendividamento por parte dos usuários pode ser relativamente alta. 

Contudo, o objetivo do governo é permitir que a população tenha um maior poder de compra e consiga adquirir produtos que deseja. Ademais, o risco para os bancos não existe uma vez que os valores serão descontados diretamente da folha de pagamento. 

Porém, em resposta às críticas, o Ministério da Cidadania consultou o Banco Central (BC) para entender as chances de conseguir fixar essas quantias. 

Vale lembrar que a lei permite que as famílias comprometam apenas 40% do benefício com a margem do empréstimo. Porém, não entra em detalhes sobre as quantias de taxas de juros cobradas pela União.

Saiba mais: Saiba como CONSULTAR se o seu cadastro no Auxílio Brasil está ATIVO: não deixe de receber as parcelas!

Bancos disponíveis 

Vale comentar que faltando pouco tempo para entrar em vigor, o número de bancos que aderiram ao programa não foi o esperado pela população. Porém, aqueles que já aceitaram participar da modalidade já abriram um pré-cadastro. 

Os valores de juros estão chegando a 80% ao ano, ou seja, uma quantia maior do que o valor cobrado para pensionistas e aposentados. 

Caso o Banco Central libere a modificação, a ideia do Ministério é implantar o mesmo teto de juros adotado nos consignados para pensionistas e aposentados, ou seja, cerca de 2,14% ao mês. Esse também é o mesmo valor estabelecido para as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Dentre os grandes nomes, o programa conta com a participação da Caixa Econômica Federal. Instituições como Itaú, Santander e Bradesco não irão aderir à iniciativa. Já o Banco do Brasil ainda não respondeu sobre a participação.

Uma das questões que motivam os bancos a não participarem, além da possibilidade de superendividamento é a possibilidade da família acabar perdendo o benefício. Nesse caso, os valores do consignado acabariam não sendo pagos, prejudicando as instituições. 

Veja também: Auxílio Brasil de R$ 750,00 em 2023? Entenda!