Notícia INCRÍVEL sobre o empréstimo através do INSS: confira!

O teto da taxa de juros do consignado do INSS foi alterada para 1,97% e diversos bancos voltaram a oferecer o crédito.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) consiste em uma autarquia do governo federal brasileiro que se encontra vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência, responsável por receber as contribuições para que seja feita a manutenção do Regime Geral da Previdência Social.

A Previdência Social, por sua vez, é responsável pelo pagamento de diversos benefícios que pertencem ao núcleo das atividades Exclusivas de Estado, como é o caso das aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outros.

Recentemente, o empréstimo do INSS foi pausado devido ao teto da taxa de juros. Agora, foi tomada uma nova decisão para que o empréstimo seja retomado. Portanto, confira a seguir a novidade para o consignado oferecido pela autarquia para os aposentados e pensionistas.

Três bancos voltaram a oferecer empréstimo consignado do INSS. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Notícia sobre o consignado do INSS

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) anunciou que haveria um aumento na taxa máxima de juros do consignado do INSS de 1,70% para 1,97%. Diante disso, A Caixa Econômica Federal anunciou que vai retomar a liberação de empréstimos para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o informado pela Caixa, ainda não há uma data oficial para que seja retomado consignado para os aposentados e pensionistas. As mudanças vão ocorrer conforme for feita a publicação da mudança da taxa no Diário Oficial da União (DOU). Dessa forma, os segurados ainda poderão ter que esperar alguns dias.

O banco disse em nota: “A Caixa informa que aguarda a publicação da Instrução Normativa do INSS em atendimento à recomendação do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para retomar a oferta do crédito consignado aos beneficiários do INSS”.

A instituição financeira revelou também que vai oferecer o consignado com taxa de juros de 1,87% ao mês, valor abaixo do estabelecido para o teto máximo de 1,97%. Já os demais bancos que estão retomando o oferecimento do empréstimo poderão utilizar outras taxas, portanto que não ultrapasse o limite máximo.

Dessa forma, as condições para solicitar o consignado através da Caixa Econômica Federal não devem sofrer grandes mudanças, isso porque quando o teto era de 2,14%, o banco ofertava o benefício a 1,8% de juros ao mês.

Confira também: Menor taxa de consignado do INSS da história? Confira as últimas informações sobre possível reformulação

Quais são os outros bancos que vão oferecer o consignado do INSS?

A Caixa Econômica Federal não foi o único banco a aderir novamente ao oferecimento do empréstimo consignado do INSS. Poucas horas ao final da reunião que definiu a nova taxa, outros bancos também anunciaram que voltariam a disponibilizar o crédito, como foi o caso do Bradesco, do Banco Pan e também do Banco do Brasil. Em todos os casos, já houve a confirmação de que o consignado será reaberto após a taxa de juros de 1,97%.

Já o Itaú/Unibanco não tomou uma decisão oficial ainda. Até o momento, o banco revelou apenas que precisaria realizar alguns estudos antes de tomar a decisão.

Saiba mais: Comunicado para TODOS os brasileiros que desejam solicitar aposentadoria específica através do INSS