Sem mais dúvidas: é realmente possível RECUPERAR um Pix enviado de forma ERRADA?

Por mais que o Pix tenha sido lançado há cerca de três anos, a ferramenta ainda possui algumas limitações. Brasileiros que enviam dinheiro errado não possuem suporte do banco.

O Pix é uma ferramenta criada pelo Banco Central em 2018, mas lançada em 2020. Através dela, os brasileiros podem fazer transferências instantâneas. Ela é muito utilizada quando alguém deseja fazer pagamentos, por exemplo. Vale destacar que para tal, os brasileiros devem criar uma chave no banco, que pode ser um CPF, CNPJ, e-mail ou até mesmo um número de telefone. 

Em outros casos, a chave pode ser aleatória ou um QrCode. O pix é um método de pagamento prático e seguro, mas existem algumas limitações. Uma delas é quando a pessoa envia a transferência de forma errada para outra pessoa. Nesses casos, muitos brasileiros desejam saber se há como reaver o dinheiro. Continue lendo esta matéria para saber o que acontece com quem faz a transferência errada. 

PIX-3
Saiba o que fazer ao enviar um pix errado – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Enviei um pix errado, o que fazer agora? 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que é comum acontecer erros ao enviar o pix. Por essa razão, os brasileiros devem se atentar às informações do beneficiário. Antes de confirmar, verifique o número do CPF, nome completo, conta, entre outros. Do mesmo modo que é necessário verificar se o valor foi digitado corretamente. A prevenção é a melhor forma de evitar dores de cabeça com o envio errado. 

Mesmo assim, caso você envie o dinheiro para outra pessoa, pode tomar algumas atitudes. Por lei, a pessoa não pode se apropriar de algo que não lhe pertence. Então, ao receber o dinheiro errado, a iniciativa de resolver a situação deveria ser de quem foi beneficiado indevidamente. 

No entanto, não é o que ocorre na prática. A primeira coisa que pode ser feita é entrar em contato com o banco, para verificar se há como resolver a situação. Outro ponto importante é falar com quem recebeu o dinheiro. Nos dados dos pix enviados, é possível conferir nome, cpf, entre outras informações. Assim, é possível entrar em contato. Caso não consiga, solicite o número para o banco. 

A partir do momento que você entra em contato, a pessoa é obrigada a devolver seu dinheiro. Mas, nem sempre isso acontece. Então, você deverá recorrer aos meios judiciais. 

Veja também: Serasa emite COMUNICADO preocupante sobre o PIX: veja como se proteger enquanto ainda tem tempo

O que fazer se a pessoa não quiser enviar o dinheiro?

Será necessário procurar a Justiça. Mas, alguns pontos devem ser levados em consideração. O processo para recuperar o Pix pode ser lento e burocrático. Além do mais, você terá que arcar com os custos da ação e pode enfrentar grandes dores de cabeça. Por essa razão, é necessário avaliar se você realmente precisa do valor que foi perdido. 

Caso seja muito dinheiro, vale a pena entrar na Justiça. Se a quantia for pequena, por outro lado, o recomendado é deixar para lá e aceitar que perdeu. Vale destacar que cada pessoa sabe da própria realidade e irá definir qual valor é considerado pequeno ou grande.  

Veja também: C6 Bank está PRESTES a fazer sorteio para clientes: veja como participar e TENTE a sorte