É MEI ou microempreendedor? conheça 5 APLICATIVOS que podem facilitar muito seus NEGÓCIOS

Organização é essencial para o sucesso de uma empresa

A área do empreendedorismo está cada vez mais em alta. Afinal, a crise fez com que as pessoas perdessem seus postos de trabalho. Além disso, muitos profissionais buscam pela liberdade e autonomia, criando e gerenciando o próprio negócio. Por isso, é comum que o brasileiro deseje se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). 

Mas, ao contrário do senso comum, a vida do MEI não é tão simples. Embora exista mais liberdade, se faz necessário mais disciplina e organização. Afinal, o profissional trabalha por conta própria. Por isso, separamos uma lista com alguns aplicativos que irão ajudar na rotina dos MEIs. Todos eles são gratuitos. Veja a lista completa nesta matéria. 

MEI-ou-microempreendedor
Aplicativos ajudam o MEI a manter organização financeira e documentos do negócio – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Organização do MEI

Organização e comunicação são fundamentais para o MEI. A primeira parte da lista reúne aplicativos que ajudam o profissional nessas demandas.

Outlook

Querendo ou não, a comunicação via e-mail ainda é muito utilizada no ambiente empresarial. O correio eletrônico se torna essencial tanto para conversar com clientes, como para solicitar demandas de fornecedores e colaboradores. O aplicativo da Microsoft é um dos mais completos do segmento. É possível instalar o Outlook por meio da App Store, no Iphone e Play Store em Android. 

Evernote

Se organizar por meio de anotações em cadernos, torna-se cada vez mais complicado. Além de não ser ecológico, faz muita bagunça. O Evernote é ideal para fazer e compartilhar anotações, organizar tarefas e até digitalizar documentos importantes. O aplicativo também está disponível para usuários com sistema IOS e Android. 

Dropbox

Seguindo na linha de digitalização de documentos, existe o Dropbox. Com ele é possível armazenar e compartilhar documentos importantes da empresa na nuvem. Assim, o MEI não precisa se preocupar com eventuais perdas ou danos. O Dropbox é muito utilizado por empresas de comunicação por conta da facilidade em compartilhar arquivos de áudio, imagens e vídeos. Ele é encontrado na App Store e Play Store. 

Veja também: Startup pode pagar R$ 300,00 para quem COMPROU celular sem carregador; entenda

Finanças e assinaturas 

Além da organização de documentos, é primordial que as finanças estejam em dia. A segunda parte da lista tem aplicativos que auxiliam o MEI com dinheiro para a assinatura de documentos. 

Qipu

O Sebrae criou o aplicativo junto com o Buscapé. Através da plataforma, o MEI tem acesso a ferramentas que auxiliam no gerenciamento de despesas de sua empresa. É possível emitir notas fiscais, pagar contas e declarar imposto de renda. Assim como os outros, tem suas versões para Android e IOS. 

DocuSign

Por fim, o último aplicativo serve para assinar ou rubricar documentos por meio de aparelhos como smartphones ou até tablets. Ele pode ser encontrado nas versões para IOS e Android. 

Veja também: É recomendado forçar o encerramento do WhatsApp antes de dormir: entenda o motivo