Você está PREPARADO para o DREX? Saiba como a NOVA MOEDA do Brasil pode AFETAR o seu cotidiano

Confira as novidades em torno do mercado financeiro brasileiro e as inovações que podem afetar a sua vida.

Os recursos do mercado financeiro, as atualizações e inovações são de fato surpreendentes! Muito utiliza-se a tecnologia a seu favor. Foi assim com os bancos digitais que fazem tanto sucesso hoje em dia, foi assim com o modelo de pagamento PIX, um dos meios mais acessados para relações de compra e venda, e será assim também o DREX, a nova moeda que está sendo testada e muito comentada ultimamente por se tratar de uma grande inovação nos sistemas do país.

E você? Está curioso em como isso poderá afetar suas relações comerciais e cotidianas? Fique atento a essas informações e saiba mais sobre esse recurso que vem prometendo muita novidade ao país. Confira!

Você está PREPARADO para o DREX? Saiba como a NOVA MOEDA do Brasil pode AFETAR o seu cotidiano
Detalhes do DREX Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

A moeda digital do Brasil

Como foi dito, muito se está comentando sobre o surgimento de um real digital. Isso mesmo, uma moeda em formato digital. E com isso, muitas dúvidas vem surgindo em torno.

A ideia, resumidamente, é digitalizar o dinheiro físico, e não é apenas uma ideia nacional, está sendo um movimento global! Cada país está digitalizando a sua própria moeda. 11 já lançaram as suas, 21 estão em projeto piloto e 19 estão compondo o grupo g20 em estágio avançado de desenvolvimento. Por exemplo, na China a moeda já está sendo utilizada em diversos setores.

Veja também: DREX para comprar imóveis? Brasileiros poderão usar a moeda a partir DESTA data

Como isso vai funcionar

O sistema DREX funcionará dentro de uma blockchain conhecida como hyperledger, mas será de uso centralizado e negociado apenas por instituições autorizadas pelo Banco Centra, o banco responsável pelo monitoramento e controle da moeda.

Acontecerá o seguinte: você não terá acesso aberto ao banco responsável, mas será intermediado pelos bancos comerciais.

1 DREX equivale a 1 real. Essa é a ideia exata de dinheiro digital. E não é apenas isso, a novidade é muito mais ampla! As transações serão feitas com muito mais facilidade, segurança e de forma muito mais barata, tornando-se assim, mais acessível e democrático. Por exemplo: você deve saber que para fazer a compra de um veículo o processo é um pouco longo e burocrático. Com o DREX tudo será mais eficiente e prático, pois o dinheiro e os contratos estarão integrados.

Outra informação é que este dinheiro também será rastreado, dificultando mais os crimes por lavagem. Porém, isso também está gerando um certo incômodo na população como acontece na China, por exemplo, sendo a moeda controlada e monitorada pelo governo, mas no Brasil não será assim (pelo menos não é essa a ideia ainda). O dinheiro digital será controlado e monitorado SOMENTE pelo Banco Central.

Já foram realizados alguns testes para a aplicação da medida, mas o lançamento ainda não é para este ano. Porém, o sucesso está sendo notado através das testagens já realizada. O intuito é que não demore muito para a implantação visto a quantidade de benefícios que, de diante mão, o dinheiro digital pode trazer.

Veja também: Descubra o SEGREDO para comprar no leilão da Receita Federal SEM PERDER dinheiro: APROVEITE as MELHORES ofertas