Dor nos olhos pode significar algo MUITO MAIS GRAVE do que você imagina

Aqui, foram listadas algumas doenças que podem provocar dor nos olhos. Alguns casos podem ser leves, mas outros podem ser bastante graves. É importante buscar um médico oftamologista.

Se você tem dor nos olhos, é importante ficar atento. Embora possa não ser considerada uma doença grave, de forma geral, há a possibilidade sim de ser algo mais sério do que se imagina. Por isso, é importante conhecer quais doenças causam dor nos olhos e, o mais importante: buscar um oftalmologista o mais rápido possível.

Mas, quando o paciente deve ficar atento? É simples: basta acompanhar a evolução da dor, a persistência e também caso surja algum outro sintoma diferente, como a coceira constante, a vermelhidão nos olhos ou até mesmo a presença de pus. É importante ressaltar que este artigo não substitui uma consulta médica, sendo apenas de caráter informativo.

Dor nos olhos pode significar algo MUITO MAIS GRAVE do que você imagina
Vem saber quais doenças podem causar dor nos olhos Foto: divulgação

Sinto dor nos olhos, o que pode ser? Veja quais são as possibilidades

A primeira possibilidade se trata de diversos tipos de inflamação, como é o caso da conjuntivite, uveíte, blefarite, ceratite e esclerite. Salvo a conjuntivite, que já é bastante popular, as demais se tratam de inflamações na camada média do olho, nas pálpebras, na córnea e escleral, respectivamente.

Outra possibilidade é quando a pessoa sofre de enxaqueca. A doença pode afetar os olhos e ainda causar desconforto, como sensibilidade à luz. Nesses casos, é comum que a dor passe quando o paciente toma o remédio para enxaqueca, já que não é ago voltado especificamente para os olhos.

Cansaço, exaustão e glaucoma também podem causar dor nos olhos. Por isso, é de extrema importância descansar, parar e dormir bem, no caso de cansaço e exaustão. Com relação ao glaucoma, a doença é mais grave, já que está relacionada com a pressão ocular. O glaucoma exige que o paciente faça um acompanhamento regular junto ao oftalmologista para evitar chegar na fase mais grave da doença.

Veja também: Lista reúne todas as doenças que podem te APOSENTAR através do INSS

Há outras três situações identificadas por meio do sintoma

As alergias também causam dor nos olhos, a depender da situação. Quando uma pessoa coça muito o olho e sente que ficou inchado, é importante buscar um médico. Normalmente, são receitados remédios anti-alérgicos nesses casos, mas só o médico poderá identificar o tipo de alergia.

O uso inadequado das lentes de contato e também dos óculos podem causar essa dor. É necessário que a pessoa use as lentes de forma adequada, seguindo todas as recomendações médicas e com o grau correto. No caso dos óculos, eles também devem ser receitados por um oftalmologista. Na maioria das vezes, as pessoas passam pelo profissional, pelo menos, uma vez ao ano para garantir o uso correto tanto dos óculos como das lentes.

Por fim, o paciente pode estar com a síndrome do olho seco. Isso acontece quando os olhos recebem pouca lubrificação, o que causa irritação e também dor. É comum que essas pessoas tenham que fazer o uso recorrente de colírios, que devem ser devidamente receitados por um médico especialista. Não se automedique e busque um médico diante de qualquer situação.

Saiba mais: Brasileiros que possuem alguma DESTAS doenças estão isentos do Imposto de Renda