Donald Trump conquista importante vitória contra T-Mobile
A T-Mobile anunciou que vai encerrar seus programas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). A decisão ocorre enquanto a empresa busca aprovação da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) para duas aquisições que podem aumentar significativamente sua base de clientes.
A T-Mobile está planejando comprar a maior parte das operações sem fio da fornecedora regional United States Cellular, além de querer adquirir a empresa de internet Metronet, em um investimento conjunto com a firma KKR. Esses negócios são avaliados em US$ 4,4 bilhões e Metronet atende mais de dois milhões de clientes em 17 estados.
Em uma carta enviada ao presidente da FCC, Brendan Carr, a T-Mobile informou que não manterá mais equipes ou funcionários dedicados ao DEI e removeu referências a esse tema de seu site e documentos de treinamento. A empresa afirmou que a desistência do programa abrange tanto o nome quanto a substância, e que suas comunicações futuras não se referirão ao DEI.
Brendan Carr, indicado por Donald Trump, expressou apoio à decisão da T-Mobile, afirmando que a empresa está fazendo um “bom passo adiante para a igualdade de oportunidades e pela eliminação de discriminações”.
Desde a vitória de Trump nas eleições presidenciais, diversas grandes corporações, como Walmart e Lowe’s, também anunciaram o fim ou a redução de seus programas de DEI. Em janeiro, logo após sua posse, Trump assinou uma Ordem Executiva para terminar esses programas em agências federais e reduzir a discriminação no setor privado.
No entanto, a comissária da FCC, Anna Gomez, manifestou sua preocupação em relação à decisão da T-Mobile, considerando-a uma manobra para obter a aprovação regulatória enquanto contradiz sua suposta missão de promover a inclusão e combater a discriminação.
Os analistas sugerem que mais empresas podem seguir o exemplo da T-Mobile, abandonando iniciativas de DEI como forma de agradar à administração de Trump. Contudo, ainda não está claro se a FCC concederá a aprovação para as aquisições propostas pela T-Mobile.