URGENTE: doença que é transmitida através de gatos cresce no Brasil e preocupa população

Uma doença anda gerando preocupação nas famílias com animais domésticos. Tal problema de saúde tanto é um risco para os animaizinhos quanto para os seus donos.

Um novo alerta anda sendo emitido para pessoas que possuem animais felinos domésticos ou tem contato com estes por meio das ruas. Esse alerta se dá ao fato de que um problema de saúde está sendo espalhado deixando várias vítimas, principalmente pelo contato com tais animais.

Dessa forma, na matéria de hoje, confira mais informações sobre essa doença, bem como proteger-se dela. Veja mais.

URGENTE: doença que é transmitida através de gatos cresce no Brasil e preocupa população
A esporotricose nos animais e humanos Foto: divulgação

Conheça a esporotricose

O alerta foi emitido pelo Ministério de Saúde do Brasil para que os estados e municípios voltassem a proteger a população da doença conhecida como esporotricose. Tal doença se dá pela infecção através de um fundo do gênero Sporothrix com a pele ou mucosa em contato com a ferida.

O impacto desse problema tem sido mais presente nos gatos, isso, provavelmente, porque o fungo costuma ser encontrado no meio ambiente, através do solo, das árvores e das plantas com espinhos.

Quando um animal é infectado ele apresenta feridas na pele de difícil cicatrização até a perda de apetite, por isso o Ministério da Saúde informou as pessoas que ficassem atentas quando os seus animais domésticos apresentassem esses sintomas. Na ocasião, leve-os com urgência a um veterinário para ser realizado os exames laboratoriais e obter o diagnóstico correto.

É válido ainda ressaltar que os domésticos não são os únicos dignos de atenção, os de rua apresentam o mesmo risco quando enterram materiais no solo ou quando se ferem brincando ou brigando um com o outro.

Toda essa atenção é gerada também porque a doença pode infectar os seres humanos e pode ser um risco que vai sendo transmitido e ir proliferando-se através de cada pessoa.

Veja também: Síndrome de burnout pode gerar rescisão indireta e garantir direitos na Justiça? Conheça mais sobre essa doença do trabalho

Como prevenir-se

Como foi dito anteriormente a doença incide principalmente nos gatos, mas também pode ser transmitida para os humanos.

Para prevenir-se e não obtê-la é aconselhado manter o cuidado com os animas. Evitar está soltando os animais em qualquer lugar enquanto o alerta está sendo transmitido, cuidar do ambiente doméstico mantendo-o sempre limpo (inclusive os muros e locais com terra), lavar com frequência as mãos e antebraços com água e sabão. Todos esses cuidados são essenciais para não tornar-se uma vítima e prevenir o seu animalzinho de tornar-se também.

Mantenha o seu felino limpo, na medida do possível, e evite contatos mucosos. Para além disso proteja-os dos machucados, pois as feridas estão presentes tanto durante a infecção quanto no processo da doença. Esteja atento ao corpinho do animal e solicite tanto a consulta com um médico veterinário no caso de riscos incidentes nele, quanto a consulta com médico clínico geral caso os riscos sejam evidentes no seu organismo no surgimento de mancha no corpo ou problemas pulmonares como tosse, falta de ar, dor para respirar ou até mesmo febre.

Para saber mais sobre o assunto e sobre o aviso confira o site do próprio Ministério da Saúde através do link https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/e/esporotricose-humana#:~:text=Os%20sintomas%20da%20esporotricose%20aparecem,dor%20ao%20respirar%20e%20febre..

Veja também: Atenção, MEI: você pode ter direito ao auxílio-doença e precisa saber como funciona agora mesmo