Precisa tirar documento de identidade? Região oferece SERVIÇO GRATUITAMENTE à população; saiba onde comparecer

Tirar o documento de identidade pode acabar custando caro em algumas regiões do Brasil. Em alguns lugares é possível encontrar a via do documento por mais de R$ 70.

O documento de identidade é um dos principais documentos de um indivíduo, visto que sem ele, não há qualquer comprovação sobre a identidade desse mesmo cidadão. Aliás, de forma mais clara, atualmente, a identidade pode ser considerada o principal documento, considerando o novo modelo.

Isto é, agora, os cidadãos brasileiros não precisam mais portar o CPF (Cadastro de Pessoa Física), desde que tenham em mãos o novo RG (Registro Geral), que tem como objetivo unificar toda a documentação de identificação pessoal dos indivíduos locais.

No entanto, o grande ponto é que a emissão da identidade pode acabar tendo um alto custo. Em alguns locais do Brasil, como por exemplo, é possível encontrar o documento por mais de R$ 70. Por outro lado, uma região anunciou recentemente a emissão gratuita para os residentes locais.

Precisa tirar
Tudo sobe o novo RG / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saiba como funciona o novo documento de identidade e confira as principais mudanças

Bem, antes de mais nada, é indispensável que todos entendam de uma vez por todas como funciona o novo documento de identidade. Esse conhecimento é fundamental porque, como dito, o novo RG é responsável pela unificação de todos os demais documentos de identificação.

Sem muitas delongas, o decreto que torna o documento obrigatório  foi publicado no fim do ano de 2022, no entanto, nem todos os cidadãos precisam optar pela emissão agora. Isto é, de forma mais clara, ele será obrigatório para todos somente a partir de 2032, 10 anos após a publicação oficial.

Em contrapartida, ele já é obrigatório para todos aqueles que, por algum motivo, precisam emitir uma nova via da identidade. Agora, em relação às mudanças atribuídas à nova documentação, tem-se, principalmente:

  • A unificação da numeração – agora, o novo RG contará somente com o número que existia no CPF dos cidadãos;
  • A emissão seguindo um padrão internacional;
  • Mais informações sobre os indivíduos;
  • Mecanismos de seguranças capazes de evitar fraudes.

Veja também: Inserir o CPF na nota fiscal das suas compras pode RADICALIZAR sua vida financeira; entenda!

Região anuncia emissão gratuita para moradores locais

Conseguinte às informações propostas anteriormente, como dito, apesar do novo RG ainda não ser obrigatório para todos, todos os indivíduos que, por qualquer que seja o motivo, precisarem emitir uma nova via da documentação poderá contar com a nova versão.

Dessa forma, os moradores de Belém, no Pará, já podem contar com a emissão gratuita da nova versão do documento de identificação pessoal. Contudo, existem algumas regras que implicam essa emissão, como por exemplo, a necessidade de agendamento.

Isto é, os moradores interessados deverão agendar o atendimento através do contato com o número (91) 98510-8012, de 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. O horário para a emissão também é o mesmo, e acontece na Fundação ParáPaz, endereço Travessa Mauriti, número 2394.

Agora, em relação aos documentos necessários, é indispensável que todos os interessados portem:

  • Certidão de Nascimento – cópia e original;
  • Duas fotos 3×4 – recentes;
  • Comprovante de residência;
  • CPF;
  • Primeira via da identidade.

Por fim, os indivíduos com idade inferior a 16 anos só podem emitir o documento com a presença dos pais e/ou responsáveis.

Veja também: Saiba EXATAMENTE o que acontece quando você coloca o CPF na NOTA