Dirigir de chinelo pode resultar em multa? Confira as regras

Dirigir é uma atividade que exige atenção total, certo? E se tem uma coisa que pode tirar a concentração, é o tipo de calçado que você está usando. Embora esteja tudo bem andar de chinelo em dias quentes, esse conforto não deve se estender ao volante.

Utilizar chinelos enquanto dirige pode ser mais do que uma escolha de estilo: é também uma questão de segurança e de cumprimento da lei. Além da multa, a falta de atenção ao volante pode colocar em risco tanto a sua vida quanto a de outras pessoas na estrada.

Um motorista deve estar sempre atento e em conformidade com as normas. Quando isso acontece, problemas como multas e até mesmo acidentes podem ser evitados. Vamos entender melhor as consequências de dirigir com calçados inadequados?

As consequências

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, dirigir com calçados que não se ajustam bem aos pés pode resultar em uma multa de R$ 130,16 e a adição de 4 pontos na habilitação. Isso acontece porque, ao usar chinelo, por exemplo, você pode ter dificuldade para controlar os pedais de forma precisa.

Além disso, não é só você que corre riscos. Andar de chinelo compromete sua capacidade de reação, podendo colocar em perigo não só pedestres, mas também outros motoristas na pista. Alguns condutores até optam por dirigir descalços, o que não é proibido. Contudo, vale lembrar que, para motocicletas, o uso de sapatos fechados é obrigatório.

Se você vai usar o carro para algo rápido, pode até ficar sem calçados; muitas pessoas fazem isso, pois sentir o pedal diretamente pode aumentar a precisão. Mas, atenção: algumas pessoas têm dificuldade em alcançar os pedais e podem acabar escorregando.

O que pode parecer um ato de conforto, como deixar o sapato de lado, só deve ser feito por motoristas que já tenham experiência. Mesmo motoristas experientes podem cometer erros, por isso a atenção é fundamental.

Evitar acidentes graves e as consequências de dirigir sem um calçado adequado é muito mais fácil. Usar sapatos confortáveis que se ajustem bem é sempre a melhor escolha na hora de pegar o carro para dirigir.