Diretor da Itaipu afirma que produção da usina depende da Amazônia

Mais de 200 comerciantes do mercado Ver-o-Peso, em Belém, no Pará, foram beneficiados com a revitalização de 367 boxes. Esse projeto, que envolve os setores de mercearia, frutas, hortifruti, camarão e farinha, é resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional e a Prefeitura Municipal. A entrega das obras aconteceu na última terça-feira, 29 de agosto.

O mercado Ver-o-Peso é um dos principais pontos turísticos da capital paraense e ganhou ainda mais destaque, pois abrigará a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que está marcada para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano.

O investimento total na revitalização do Complexo Ver-o-Peso foi de aproximadamente R$ 63 milhões. Essa quantia é uma parte dos R$ 1,3 bilhão que a Itaipu está destinando para o evento internacional.

A cerimônia de entrega contou com a presença de diretores da Itaipu, incluindo Carlos Carboni e Julio Paredes, além do diretor jurídico Luiz Fernando Delazari e o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo.

Durante o evento, Carlos Carboni ressaltou a importância da Amazônia para a produção de energia hidrelétrica no Brasil. Ele explicou que os chamados “rios voadores,” que transportam vapor d’água da Floresta Amazônica, são fundamentais para a formação de chuvas em várias regiões do país, inclusive no Sul e Sudeste. Por isso, segundo Carboni, é apropriado que a Itaipu faça investimentos na região como forma de reconhecer essa contribuição.

A revitalização do Ver-o-Peso não só melhora as condições de trabalho para os comerciantes, mas também valoriza um importante patrimônio cultural e econômico de Belém, preparando a cidade para receber visitantes do mundo todo durante a COP30.