Brasileiros com problema de coluna tem direito a ESTES 2 benefícios do INSS; consulte!

O INSS oferece benefícios para pessoas que apresentam diversos tipos de comorbidades. No caso, até quem tem problemas de coluna pode se beneficiar.

Todo brasileiro que contribui com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa a ter direito a alguns benefícios previdenciários, principalmente aqueles que começam a apresentar problemas de saúde, como é o caso de quem sofre com dores de coluna, por exemplo. Por esse motivo, é sempre bom que o trabalhador conheça seus direitos.

Quer saber quais são os dois benefícios indicados para aqueles que sofrem com problemas de coluna? Então continue nos acompanhando abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o assunto!

Os problemas de coluna afetam diversos brasileiros e muitas vezes podem ser incapacitantes. Por isso, o INSS oferece benefícios para quem sofre com eles.
Os problemas de coluna afetam diversos brasileiros e muitas vezes podem ser incapacitantes. Por isso, o INSS oferece benefícios para quem sofre com eles. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Benefícios do INSS para quem sofre com problemas de coluna

A princípio, o problema de coluna também pode conceder alguns direitos frente ao INSS, como dito anteriormente. Isso ocorre porque o que define os direitos do trabalhador não é a doença em si, mas como ela impacta na vida do profissional e o incapacita de exercer suas atividades laborais.

Nesse sentido, o que irá conferir ao trabalhador alguma das modalidades que citaremos abaixo é justamente a perícia médica do instituto. Assim, caso o profissional cumpra com os requisitos necessários, ele pode receber um amparo por parte do órgão. Veja abaixo quais são os benefícios que alguém com esse problema pode garantir.

1) Auxílio-doença

O primeiro benefício é o auxílio-doença, que é concedido quando a doença ou incapacidade é temporária e o trabalhador apenas precisa de um tempo para as recuperar antes de retornar às suas atividades. Inclusive, ele é o primeiro benefício que deve ser solicitado por aqueles que têm problemas na coluna. Assim, o profissional receberá um pagamento enquanto estiver incapacitado de trabalhar. Os requisitos de recebimento são os seguintes:

  • Estar incapacitado para exercer o trabalho por mais de quinze dias consecutivos ou intercalados durante os últimos 60 dias pelo mesmo motivo;
  • Ter qualidade de segurado do INSS;
  • Ter contribuído com o instituto por um período mínimo de 12 meses (exceto no caso de trabalhadores que apresentem doenças graves indicadas pelo Ministério da Saúde ou que tenham sofrido acidente).

Vale lembrar que dentre as doenças que garantem isenção da contribuição encontram-se câncer, doença de Parkinson, cegueira, paralisia, doenças nos rins, doenças no fígado, HIV, dentre outras.

Veja também: Segurados INSS que fazem parte DESTE grupo serão convocados para fazer perícia médica; confira

2) Aposentadoria por invalidez

Ademais, o outro benefício concedido pelo instituto para esse grupo é a aposentadoria por invalidez. Caso o trabalhador tenha recebido o auxílio-doença pelo tempo determinado e ainda assim tenha permanecido com sua doença, ele pode solicitar essa modalidade posteriormente, pois sua incapacidade será permanente, o que indica que ele não poderá voltar a trabalhar. No caso, para ter acesso à aposentadoria, é necessário que o trabalhador:

  • Tenha carência de, no mínimo, doze meses (tempo de contribuição junto ao instituto);
  • Estivesse contribuindo com o INSS no momento em que a doença passou a incapacitá-lo (ou caso estivesse no período de graça);
  • Esteja incapacitado total e permanentemente para realizar suas atividades laborais mediante comprovação ao instituto através de laudos médicos realizados pela perícia.

Veja também: Revelado 13 possíveis AUMENTOS nos benefícios do INSS; todos podem solicitar