Dinheiro sumindo da conta Nubank? Devo me preocupar?

Muitos usuários relataram a situação nas redes sociais. Entenda o que ocorreu.

Atualmente, muitos relatos têm sido feitos acerca de dinheiro sumindo das contas do Nubank. Ademais, a maioria dos usuários queixa-se da mesma coisa: o dinheiro desapareceu sem nenhuma explicação. Com esse relatos, surgiram várias explicações, como problemas de privacidade dos clientes.

Entretanto, o suposto desaparecimento do dinheiro não tem nenhuma explicação relacionada à problemas de segurança. Além disso, o Nubank também não tomou o dinheiro. Na verdade, a explicação é simples e conectada com a Caixa Econômica Federal. Saiba mais.

Problema ocorreu com diversos usuários, que se manifestaram nas redes sociais. (Imagem: Divulgação)

Por que o dinheiro sumiu da conta da Nubank?

Conforme explicou o Nubank, o problema mais popular decorreu de uma falha técnica na Caixa Econômica Federal localizada no sistema de compensação de ordens de pagamento da estatal. Isto resultou na sobre compensação de alguns pagamentos. Ou seja: um cliente da Caixa paga uma conta de 100 reais, mas a outra parte pode receber 200 reais ou mais.

A Caixa informou ao Nubank que alguns clientes da empresa pagaram boleto para depositar o valor em sua conta digital e receberam o valor excedente. A solução foi devolver o valor em excesso informado pela Caixa e descontar o valor da conta do cliente após alertar o cliente sobre o problema.

No entanto, o Nubank percebeu que os dados fornecidos pela Caixa são imprecisos, o que significa que os valores foram sacados indevidamente das contas dos usuários. Assim, decidiu suspender todo esse processo de compensação até que haja a apuração dos dados.

Ademais, esse problema do dinheiro “sumindo” das contas pode ser mais um mal-entendido. Por exemplo, diversos usuários bancários possuem empréstimos consignados e outras tarifas que são descontadas diretamente em conta.

Veja também: SINE abre 7,9 mil vagas de emprego na região: confira as vagas e veja como se candidatar 

Problemas vão além da Nubank

Infelizmente, esse problema não ocorreu apenas com os clientes da Nubank, pois diversos clientes do PicPay alegaram que o dinheiro do auxílio emergencial também estava sumindo das suas contas. Assim, por meio de seus canais sociais, o PicPay justificou a situação indicando instabilidades da própria Caixa Econômica Federal. Nesse caso, os pagamentos do Auxílio Emergencial não foram de fato concluídos, gerando o estorno dos valores de volta para o banco.

Dessa forma, o PicPay orientou que os clientes aguardassem a Caixa Econômica Federal realizar o pagamento completo antes de realizarem qualquer ação.

Como pode-se ver, muitos problemas relacionados ao dinheiro “sumir” da conta dos indivíduos são relativos à bancos federais, que possuem instabilidades e podem apresentar problemas que afetam todo o sistema financeiro.

Veja também: IF lança processo de seleção para cursos técnicos: São mais de 1.000 vagas, veja como se inscrever