Dinheiro extra: Cadastro Único paga R$ 1.412,00 aos inscritos

Descubra como se inscrever no Cadastro Único e receber o benefício de R$ 1.412 disponibilizado pelo governo.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é uma ferramenta importante para que famílias de baixa renda possam ter acesso a diversos benefícios sociais, como o Bolsa Família.

Recentemente, foi anunciado que os beneficiários do CadÚnico poderão receber um auxílio financeiro no valor de R$ 1.412. Mas como se inscrever para receber esse valor? Confira abaixo algumas informações importantes sobre o assunto.


Dinheiro extra: Cadastro Único paga R$ 1.412,00 aos inscritos
veja quem pode receber R$ 1.412,00 no Cadúnico. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quem pode se inscrever no Cadastro Único?

O Cadastro Único é destinado às famílias de baixa renda, sendo um requisito fundamental para acesso a programas sociais do governo, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para se inscrever, é necessário que a renda familiar seja de até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos no total.

Além disso, podem se cadastrar no Cadastro Único famílias com renda superior a esses limites, desde que tenham algum membro familiar que participe de programas sociais ou esteja em alguma situação de vulnerabilidade.

Veja mais: Atualize seus dados no CadÚnico e veja QUANTOS benefícios pode receber ao MESMO tempo: você vai se surpreender!

Como fazer a inscrição no Cadastro Único?

Para se inscrever no Cadastro Único, siga este passo a passo:

  1. Procurar um responsável pelo cadastramento: Em geral, o responsável pela inscrição no Cadastro Único é a Secretaria de Assistência Social do seu município. Verifique qual é o órgão responsável na sua cidade.
  2. Agendar o atendimento: Entre em contato com o responsável pelo cadastramento e agende um horário para o atendimento.
  3. Documentação necessária: No dia do atendimento, leve os seguintes documentos:
    • CPF de todos os membros da família
    • RG ou Certidão de Nascimento de todos os membros da família
    • Carteira de Trabalho de todos os membros da família que possuem
    • Comprovante de residência atualizado (conta de água, luz, telefone etc.)
  4. Realizar o cadastramento: No dia agendado, vá até o local de atendimento com toda a documentação. Um entrevistador fará perguntas sobre a composição familiar, a renda de cada membro, as condições de moradia, entre outras informações.
  5. Revisar as informações: Antes de finalizar o cadastramento, revise todas as informações fornecidas para garantir que estão corretas.
  6. Acompanhar a situação do cadastro: Após o cadastramento, é possível acompanhar a situação do seu cadastro, verificar se foi aprovado e se a família está apta a receber os benefícios sociais.

Lembrando que as informações e procedimentos podem variar de acordo com o município. É importante buscar orientações específicas na Secretaria de Assistência Social da sua cidade.

Veja mais: Posso PERDER o Bolsa Família se pedir outro benefício do CadÚnico? Confira as regras!

Quais são os documentos necessários para se inscrever no Cadastro Único?

Para se inscrever no Cadastro Único, é necessário apresentar documentos como CPF de todos os membros da família, documento de identificação (RG, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento), Título de Eleitor (se houver) e Carteira de Trabalho.

Além disso, é de extrema importância o comprovante de residência recente, comprovante de matrícula e frequência escolar para crianças e adolescentes, comprovante de renda familiar e número de Identificação Social (NIS) de quem possui.

Todos os documentos devem ser originais e estar em bom estado de conservação.

Como saber se já estou inscrito no Cadastro Único?

Para verificar se você já está inscrito no Cadastro Único, basta acessar o site do Cadastro Único e realizar a consulta utilizando o seu CPF.

Também é possível verificar a situação da sua inscrição indo até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou pelo aplicativo Meu CadÚnico, disponível para download nas lojas de aplicativos.

Veja mais: Lula libera linha de crédito para inscritos no Cadastro Único; saiba como solicitar

Vale Sacolão de R$ 250 pode complementar BPC

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) pode receber um reforço com o “Vale Sacolão” de R$ 250, destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda.

O auxílio visa complementar o valor mensal desses beneficiários, melhorando a qualidade de vida desse segmento vulnerável ao combater a insegurança alimentar.

A proposta está em análise no Congresso Nacional e precisa passar por etapas legislativas antes de ser implementada. O vale sacolão será distribuído por meio de redes parceiras, facilitando a compra de alimentos essenciais.

Para ser elegível, o beneficiário deve estar inscrito no Cadastro Único e ter renda familiar inferior a um salário mínimo.

A proposta busca ampliar a rede de proteção social e investir na saúde nutricional dos cidadãos mais necessitados, promovendo alimentação saudável e ajustando políticas sociais às necessidades reais da população.