Dinheiro extra através de pagamentos do INSS e FGTS; saiba quem tem direito a sacar os valores em maio!

Confira mais a respeito. Veja.

O primeiro pagamento extra do mês é o saque extraordinário. Durante o mês de maio, sete rodadas serão pagas. Esses valores são um saque oferecido e retirado do total do FGTS para contas de pessoas que estão trabalhando (contas ativas) ou para as pessoas já aposentadas (contas inativas). No dia 4, já começará uma das sete rodadas de pagamento. 

A segunda forma de ganhar dinheiro extra esse mês, são para os aposentados e pensionistas. Durante o mês de maio será pago a segunda parcela do décimo terceiro salário do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. 

Dinheiro extra através de pagamentos do INSS e FGTS; saiba quem tem direito a sacar os valores em maio! / Imagem: Divulgação.

Como conseguir o “Saque extraordinário”?

Para ter acesso aos valores não é necessário fazer pedido. Os valores caíram de forma automática para os trabalhadores que possuem conta na Caixa Econômica. Os que não possuem, terão uma conta criada de forma automática.  

Caso o beneficiado não tenha interesse no valor, será possível sinalizar no aplicativo da Caixa Econômica. Mas caso não o faça, se o valor não for movimentado e nem sacado ele volta para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. 

Lembrando que durante o mês de maio, receberão os valores os nascidos em março, abril, maio, junho, julho, agosto e setembro. Quando aos dias são, respectivamente, 4, 11, 14, 18, 21, 25 e 28. Caso não tenha certeza se poderá receber é possível fazer a consulta do aplicativo da Caixa ou do FGTS. 

Veja também: Como ter acesso a um benefício do INSS? Veja como conseguir toda documentação necessária!

Como será pago o 13º?

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, já podem comemorar. Pois esse mês é o momento de sacar a segunda parcela do 13º salário! O calendário de pagamento já está disponível.

Vale lembrar que os pagamentos estão divididos em dois grupos. O primeiro deles é sobre quem ganha até um salário mínimo. Já a segunda parte se refere aos beneficiários que ganham valores maiores que um salário. 

Os pagamentos são separados pelo último número do NIS. Para  os aposentados que ganham até um salário mínimo fica da seguinte maneira: aqueles com NIS com final 1, 2, 3, 4 e 5 recebem no mês de maio nos dias 25, 26, 27, 30 e 31. Já aqueles com NIS com final 6, 7, 8, 9 e 0 recebem no mês de junho, nos dias 1, 2, 3, 6 e 7. 

Quem recebe mais de um salário mínimo, ganhará os valores no mês de junho. Os que tiverem final do NIS em 1 e 6 recebem dia 1º, 2 e 7 recebem dia 2, 3 e 8 recebem dia 3, 4 e 9 recebem dia 9 e 5 e 0 recebem dia 7.

Veja também: Problemas para sacar o FGTS em 2022: saiba como resolver