Dicas IMPORTANTÍSSIMAS para não sofrer um golpe na internet

Golpes virtuais: entenda as situações que podem afetar a segurança dos pagamentos e compras feitas online

O avanço da tecnologia trouxe vários benefícios, em contrapartida também trouxe uma onda de golpes na internet. Isso acontece porque as pessoas passaram a realizar transações financeiras online com frequência.

Portanto, com o crescente número de pessoas realizando compras e efetuando pagamentos online, é importante ter muita atenção com alguns tipos de fraudes. Para isso, vamos mostrar algumas dicas para evitar cair em certos golpes virtuais no decorrer da leitura. 

Dicas IMPORTANTÍSSIMAS para não sofrer um golpe na internet
Cuidado com esse tipo de golpe na internet. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia

Golpe na internet: como evitá-los?

Na era digital é importante que as pessoas estejam atentas a inúmeras fraudes que podem acontecer ao realizar transações financeiras.

Em especial, ao ter atenção em golpes na internet quando realizar compras, pagamentos e fazer transferências bancárias. Então, para evitar cair em armadilhas é preciso saber identificá-los. Entre os golpes aplicados atualmente estão:  

Veja também: Idosos estão sendo as maiores vítimas de GOLPES virtuais; veja como se proteger

1. Golpes na internet: compra confirmada

Um dos golpes na internet mais aplicados atualmente é a compra confirmada. Nesse tipo de golpe o criminoso demonstra interesse em seu produto e faz um falso depósito em dinheiro para comprá-lo. Então, a vítima acredita no pagamento, e envia o produto ao suposto cliente. No entanto, descobre que o depósito é falso e sofre o prejuízo financeiro.

Portanto, nesse tipo de golpe é importante verificar a autenticidade dos pagamentos antes de enviar o produto. Verifique se o valor foi depositado na sua conta bancária e faça a confirmação no seu banco antes de enviar o item.

2. Falso Anúncio

Desconfie de ofertas muito vantajosas, pois outro golpe aplicado atualmente é o golpe do anúncio falso. Nesse caso, o golpista anuncia um produto em uma plataforma de vendas online por um preço muito barato. Então, a vítima se interessa pelo anúncio e realiza o pagamento, mas não recebe o item. Portanto, não acredite em ofertas com preços abaixo do valor de mercado porque certamente é indício de golpe.

Para não cair nesse tipo de fraude, pesquise sobre o vendedor e verifique a reputação da plataforma de vendas. Além disso, confira os comentários dos consumidores e caso haja muitas críticas, não clique nos anúncios para realizar a compra.

3. Golpe na internet: link suspeito  

Outro golpe na internet além dos citados cima é o golpe do link suspeito. Logo, algumas pessoas são vítimas de fraudes assim. A saber, os golpes do link suspeito envolvem falsas mensagens pedindo informações dos clientes.

O golpista se passa por um funcionário do banco onde a vítima tem conta, e informa que um golpe está sendo aplicado. Assim, eles pedem os dados pessoais do cliente e senha do banco dizendo que vão verificar o caso.

Além das ligações, eles também enviam mensagem via SMS, e-mail ou WhatsApp com um link suspeito para a vítima. Essa mensagem induz o cliente a clicar nesse link, e assim, ao clicar no link os dados da vítima são roubados.

Por fim, esteja ciente de que os bancos não entram em contato com seus clientes pedindo a senha da conta ou pedindo para os clientes clicarem em links.

Caso você receba uma mensagem desse tipo com link suspeito, entre em contato imediatamente com seu banco e faça a denúncia para evitar um prejuízo maior.

Saiba mais: 8 dicas para se PROTEGER de golpes e fraudes