6 dicas para ACABAR com as DÍVIDAS; confira

Passo a passo mostra como é possível limpar o nome de forma eficaz

Devido a alta da inflação e os altos preços do mercado, muitos brasileiros estão endividados. Além disso, o país também peca nos conhecimentos sobre educação financeiro. Além disso, em junho de 2022 a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou que o número de endividados em agosto deste ano já contabilizava 79% dos brasileiros. Assim, cerca de 66,8 milhões de pessoas deixaram de pagar suas contas e estão com o nome sujo, segundo o Serasa.

A seguir, vamos te mostrar algumas dicas para melhorar a situação financeira e acabar com as dívidas segundo especialistas.

Passo a passo ajuda brasileiros a limpar seu nome. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

A taxa de juros no Brasil

O mais óbvio consiste em cortar os gastos e aumentar a renda. Contudo, isso nem sempre pode ser um trabalho simples. Além disso, com a inflação em alta, os juros estão elevados. Como afirma o Banco Central, a escala de juros mais altos dificulta a vida do endividado. Dessa forma, os juros acabam por contabilizar boa parte do valor de prestações e acaba sobrando pouco dinheiro para sanar as dívidas.

Assim, o juros bancário está mais alto que 50% ao ano, de forma a contar com 3,44% ao mês. E, a depender da linha de financiamento, essa taxa pode aumentar ainda mais e chegar a 130% ao ano (7,19% ao mês) no cheque especial. Já no cartão de crédito o juros pode alcançar o elevado número de 369%, o que contabiliza 14% ao mês. O economista Ricardo Hammoud releva ainda que esses são os juros mais altos do mundo.

O mercado brasileiro ainda lida com as consequências trazidas pela pandemia e com a alta da inflação. Dessa forma, confira a seguir o passo a passo para manter o seu nome longe das dívidas.

Confira também: Brasileiro com o nome SUJO pode usar o Fundo de Garantia para quitar as dívidas; saiba mais

6 Dicas para acabar com as dívidas

1. Conheça a dívida

Em primeiro lugar, é preciso saber como se chegou até a essa dívida. Ou seja, sua origem e suas causas. Assim, é importante observar também se está gastando mais do que ganha. Se for esse o caso, é preciso cortar despesas e tentar fazer uma renda extra para pagar as contas em atraso.

2. Formas de aumentar a renda

Para isso, você pode optar por fazer um bazar com as coisas que não utiliza mais e estão em boas condições. Além disso, pode também utilizar suas habilidades e hobbies como uma forma de fazer dinheiro no seu tempo livre.

3. Como cortar as despesas?

Bom, uma boa forma de cortar as despesas é separar os gastos entre os necessários e os supérfluos. Assim, é necessário focar em gastos com alimentação, saúde e alimentação e deixar o lazer um pouco de lado. Além disso, procurar comer em casa pode ser uma opção mais econômica para quem tem como costume comer na rua ou pedir muitos delivery. Ainda, optar por produtos de marcas mais baratas também pode ser uma opção.

4. Evite novas dívidas

Um passo muito importante consiste em não comprar produtos desnecessários e fazer novas dívidas. Assim, procure focar em suas necessidades básicas para que só posteriormente possa fazer novas compras.

5. Troque de dívida

Procure saber como funciona a taxa de juros de seu banco, pode ser valido fazer um empréstimo para sanar suas pendências. Assim, você pode fazer uma dívida menor e limpar seu nome de forma mais rápida.

6. Renegocie sua dívida

Devido a alta cobrança de inadimplência, pode ser interessante ir até o banco tentar renegociar a dívida. Muitas vezes os bancos dão descontos para que o cliente consiga sanar suas pendências financeiras.

Confira: Companhias de água, luz e telefonia abrem OPORTUNIDADE para parcelar dívidas em até 24x; saiba mais