Dicas para não cair no GOLPE do boleto falso; não faça isso!

Saiba mais sobre um golpe que vem ocorrendo muito na internet. Tome cuidado!

Você já caiu em algum golpe da internet? Hoje em dia passar por esse tipo de situação está ficando cada vez mais comum. Quando nos inscrevemos em um site ou mesmo compramos em alguma plataforma ficamos expostos ao sistema. 

Assim, com os possíveis dados coletados, cibercriminosos podem conseguir efetuar diversos tipos de crimes diferentes. Dentre eles está a possibilidade de passar o boleto falso. 

Dicas para não cair no GOLPE do boleto falso; não faça isso!
Confira dicas para evitar cair no golpe – Imagem: Divulgação

Saiba o que é o golpe do boleto fácil

Esse tipo de iniciativa começou como uma forma de fazer com que pessoas paguem boletos que não existem. Ou seja, após ter acesso a informações de um indivíduo, o golpista consegue forjar um documento e enviá-lo como original. 

O contato ocorre, quase sempre via e-mail ou SMS. Ao baixar e abrir o documento é possível observar que suas diferenças para os originais são quase inexistentes. Porém, a maior mudança se encontra no Código de Barras. 

Ao utilizar o número de série ou ler o código com seu aplicativo do banco ou no caixa eletrônico, a pessoa envia o valor diretamente para a conta do criminoso. Após esse passo, fica difícil conseguir a quantia de volta. 

Saiba mais: Boleto parcelado digital: como funciona? Vale a pena?

Como não cair no golpe?

É muito importante aprender formas de não cair nas armadilhas dos cibercriminosos. Para isso, existe um conjunto de dicas para ficar longe de situações perigosas para o seu bolso. Confira algumas delas. 

A primeira opção é observar o nome do favorecido no momento de efetuar o pagamento. Ali é possível perceber que o espaço estará completo não com a identidade da empresa e sim de alguém qualquer. Quando isso ocorrer, não efetue o pagamento. 

Caso o cliente leve a conta para ser quitado no banco ou lotérica, peça para o atendente que confira o favorecido do boleto. Essa conferência é de extrema importância sempre que fizer um pagamento em boleto. 

Existem ainda outras dicas que podem ser úteis. Uma delas é sempre desconfiar de contas enviadas através de aplicativos de mensagens, redes sociais ou e-mail. Observe também os três primeiros números da sequência de código. 

Todos os bancos possuem um código, por exemplo 341 para Itaú ou 237 para Bradesco. Quando um boleto especifica a preferência de instituição para receber, os primeiros três números do código são relativos a empresa financeira pedida. Caso seja diferente, o boleto é falso. 

Faça sempre a opção de fazer o download do seu boleto diretamente no site oficial da empresa. Evite utilizar aqueles que recebe por e-mail. Por fim, deixe sempre o seu antivírus ativo e atualizado, assim, qualquer malware que tentar roubar seus dados, será barrado.

Veja também: Para mandar no ‘zap’: 3 golpes que todos os idosos deveriam conhecer