Dicas IMPORTANTES para não cair em fraudes na Black Friday

Black Friday acontece em breve; leia mais!

A Black Friday é um dos momentos do ano que os consumidores do Brasil mais aguardam. Um dos motivos para isso é que, tradicionalmente, as lojas e as empresas diminuem em muito o preço de seus produtos, disponibilizando ofertas que podem ser muito boas para que deseja economizar. Assim, as lojas de vários segmentos fazem isso, desde roupas, passando por produtos eletrônicos, alimentos, produtos de beleza e higiene, até decorações, livros, e mais.

No entanto, os consumidores devem ficar atentos nessa época do ano. Isso ocorre já que, ao mesmo tempo em que há ofertas verdadeiras, com preços realmente mais baixos, também há aquelas empresas que aumentam o preço poucos meses ou semanas antes da Black Friday. Com isso, ao chegar no dia do desconto, essas empresas apenas voltam ao preço anterior, ou mesmo deixam o preço um pouco acima do de costume. Logo, é importante que os consumidores fiquem de olho para não cair em falsas ofertas.

Dicas IMPORTANTES para não cair em fraudes na Black Friday
Saiba mais sobre a Black Friday / Imagem: Divulgação

Expectativa para a Black Friday

Neste ano, a Black Friday está prevista para acontecer no dia 25 de novembro. Assim, os consumidores podem já estar preparando os bolsos para poderem aproveitar as ofertas e comprar aqueles produtos que eles tanto esperam.

De acordo com os dados de um levantamento feito pelo Instituto Ipsos, a partir de uma solicitação do Google, a expectativa é de que este ano os consumidores saiam mais as compras do que nos últimos dois anos, que foram marcados pela pandemia.

Além disso, espera-se também que as pessoas gastem mais, já que elas estão dispostas a isso. Contudo, apesar de isso poder ser visto como uma boa notícia para o setor do comércio, é necessário que os interessados em ir as compras tenham cautela para evitar cairem em ofertas que podem não ser tão boas assim.

Veja também: Black Friday: campanha propõe troca de aparelho USADO por NOVO, confira!

Como evitar cair em ofertas falsas?

A primeira coisa que os interessados devem fazer antes de comprarem é pesquisar os preços. Isso ocorre porque ao pesquisar os preços, é possível saber qual é o valor que o produto está sendo vendido em diferentes locais. Além disso, também é possível ver qual foi a evolução do preço do produto ao longo das semanas ou meses. E, assim, verificar se houve de fato uma oferta.

Dessa maneira, algumas plataformas pode ser úteis na hora de comparar os preços de produtos. São elas: Buscapé, Zoom e a BondFaro. Ou seja, a primeira e maior dica é a pesquisa de preço, principalmente ao levar em conta o fator inflacionário que, embora mais forte no início do ano, ainda continua presente e pode influenciar as compras de agora.

Outra dica é utilizar os órgãos de segurança ao consumidor, como o Procon ou a plataforma Reclame Aqui. Eles podem ser úteis para saber qual é o histórico de comportamento da empresa durante este período. Por fim, a outra alternativa é negociar o preço do produto com o vendedor. Essa dica pode ser especialmente útil para aquelas pessoas que pretendem comprar um produto pagando à vista. Por isso, pechinchar o valor pode ser uma forma de garantir um desconto ainda maior, dependendo do caso!

Veja também: Black Friday está chegando: sai MAIS em conta comprar nas lojas chinesas ou brasileiras?