Dicas de REDAÇÃO preciosas para quem está se preparando para o ENEM

A nota da redação faz muita diferença na classificação do estudante que presta o ENEM. Seguem algumas dicas de redação para quem está nesse jogo.

A nota de redação sempre foi tida como totalmente decisiva no ENEM.  É muito importante todavia na pontuação derradeira do exame e costuma ser usada como critério fundamental de desempate entre candidatos em muitos programas de acesso às universidades no Brasil.

No Enem 2022, a prova de redação ocorrerá no primeiro dia do exame, isto é, em 13 de novembro. A avaliação gira em torno de cinco competências, que podem ser resumidas em domínio da escrita formal em português; entendimento do enunciado e pleno desenvolvimento do texto; estratégia argumentativa organizada; estruturação do texto com plena coesão e coerência e capacidade de proposição de alternativa ao problema levantado pelo enunciado, respeitando os direitos humanos.

Dicas de REDAÇÃO preciosas para quem está se preparando para o ENEM
A redação é decisiva no exame – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Uma boa redação é sempre bem estruturada

Em primeiro lugar, a dissertação é um exercício argumentativo construído em 6 etapas. Vamos explicar como escrever uma dissertação de A a Z. Escrever uma dissertação é muito simples: leia e analise o assunto; encontre o problema; planeje a dissertação; escreva a introdução; escreva o desenvolvimento e faça a conclusão.

Em segundo lugar, ler e analisar o assunto é o primeiro passo. Você todavia terá que produzir uma reflexão organizada sobre um assunto específico que lhe foi imposto. O assunto pode ser uma pergunta, um tema ou conceito, uma citação, etc. Se você tiver vários tópicos para escolher, selecione aquele que mais o inspira e sobre o qual tem mais conhecimento.

Você terá que escolhê-lo rapidamente se tiver que fazer uma dissertação durante um exame de algumas horas (nos primeiros 10 minutos).

Exemplo? O candidato deve escolher um tema entre as duas propostas seguintes: dissertação 1 – A pluralidade de culturas é um obstáculo à unidade da raça humana?; dissertação 2 – Reconhecer os próprios deveres é abrir mão da liberdade? OK, uma vez escolhido o assunto, você terá que definir cada termo presente no título, para melhor compreendê-lo.

Veja também: Cartilha do Participante Enem 2022: aprenda a consultar e baixar

Planejar o texto é fundamental

Em primeiro lugar, não se esqueça de escrever uma transição entre cada parte principal (conclusão da parte atual e introdução da próxima parte). Exemplo: Reconhecer os próprios deveres é abrir mão da liberdade? I) Os deveres do Homem, uma submissão natural e necessária? 1) Deveres, um conceito plural e contextual.

Nesse exemplo todavia é necessário explicar quais são os diferentes deveres que encontramos e como eles diferem de acordo com as culturas e sistemas de Estado. Outrossim, a existência de deveres plurais (trabalho, cidadania, dever em relação à família, dever escolar, direitos e deveres humanos).

A saber: a introdução de uma dissertação deve seguir uma estrutura rígida. Apresenta o assunto, o problema e o plano. As partes de uma introdução de ensaio todavia são: um gancho ou frase de efeito; a declaração do tópico; a definição de termos e reformulação do assunto; o problema e anúncio do plano.

Antes de mais nada, o desenvolvimento de uma dissertação tem sempre duas ou três partes. Cada seção apoia uma ideia central que aborda a questão, enquanto cada subseção gira em torno de um argumento que apoia e ilustra a ideia orientadora. Outrossim, seus argumentos devem ser absolutamente ilustrados por um exemplo! Entre cada parte, você deve escrever uma transição que conclui a parte anterior e anuncia a próxima.

Em conclusão, a conclusão de uma dissertação é um breve resumo do desenvolvimento, indicando claramente a resposta à questão colocada na introdução. A saber: também é possível adicionar uma abertura no final.

Veja também: Especialistas indicam os possíveis TEMAS da redação do Enem 2022