Muita gente já passou pela situação de olhar para o preço das passagens aéreas e se sentir desanimada. Às vezes, esses valores altos fazem com que a gente precise mudar toda a programação da viagem. E não é à toa: o aumento dos preços é resultado de vários fatores, como a economia e a dinâmica do mercado, tornando difícil uma queda geral nos valores.
Por outro lado, existe uma saída interessante: descobrir o dia certo para comprar as passagens, ajudando a tornar a sua viagem muito mais acessível. Um estudo do Blog da Nomad sugere que, para voos dentro do Brasil, o ideal é comprar as passagens entre 21 a 45 dias antes do embarque. Para destinos internacionais, a janela ideal é um pouco maior, variando de 3 a 6 meses antes da viagem.
Contudo, focar apenas em um único dia para comprar não é a melhor abordagem. Os preços podem variar bastante, dependendo da demanda e da rota, além do tempo que você antecede a compra.
Flexibilidade: o grande truque para garantir passagens aéreas mais baratas
Um dos segredos para conseguir passagens mais baratas é a flexibilidade com datas. De acordo com sites como a Expedia, voar em dias de menor demanda, pode ser bem mais econômico. Mas atenção: essas datas podem mudar de acordo com a companhia aérea.
Por exemplo, pode ser que os sábados e domingos apresentem preços mais em conta em uma empresa, enquanto para outra, as terças e quartas são as melhores opções. Se você conseguir mudar o dia da semana ou até ajustar o período da sua viagem, vai ser muito mais fácil encontrar tarifas bem mais confortáveis.
Horário também impacta na compra das passagens?
Muita gente fica acordada até mais tarde na esperança de encontrar passagens mais baratas, e essa estratégia pode surtar efeito com algumas companhias. Porém, essa não é uma regra infalível. As promoções podem aparecer em qualquer hora do dia. Por isso, é essencial acompanhar os preços de diferentes companhias ao longo do dia.
Com um pouco de paciência e estratégia, você pode conseguir aquele desconto que faz toda a diferença!