NÃO PERCA mais tempo: Desenrola permite quitar TODAS ESTAS contas atrasadas

São contas de varejo e de serviços que podem ser pagas com desconto, redução dos juros, parcelamento e ausência do IOF. Veja como participar do programa.

Estar endividado, com contas atrasadas, cobranças constantes, juros acumulando e o orçamento cada vez mais apertado é a realidade de muitos brasileiros que acabaram se enrolando com as finanças. Isso acontece porque não somos educados financeiramente para organizar a distribuição do nosso dinheiro de acordo com as despesas que temos.

E pior ainda, as dívidas em atraso geram uma série de consequências negativas, como a diminuição do acesso ao crédito, dificuldades de alugar imóveis, corte de serviços, entre outras coisas. Para ajudar as pessoas que se encontram nesta situação, o governo federal criou o programa Desenrola Brasil, que oferece condições especiais para a renegociação dos débitos.

Entre as vantagens do programa está justamente a possibilidade de conseguir descontos no pagamento das contas atrasadas, de forma que os juros sejam menores e o valor total seja parcelado. O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, falou sobre como vai funcionar a nova fase do Desenrola.

NÃO PERCA mais tempo: Desenrola permite quitar TODAS ESTAS contas atrasadas
Dívidas de água, luz, telefone, gás, de cartões de crédito, com lojas e bancos podem ser renegociadas. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quais são as contas atrasadas que podem ser negociadas pelo Desenrola?

São as contas do setor de varejo, como as dívidas financeiras em lojas, e de serviços, como os débitos de água, luz, gás e telefone, por exemplo. Os acordos vão funcionar através de uma plataforma digital para brasileiros que possuem renda de até dois salários mínimos por mês e dívidas de até R$ 5 mil.

Antes da plataforma ser disponibilizada para o público, o governo vai realizar uma espécie de leilão com as empresas financeiras interessadas em participar do Desenrola. terão vantagem as empresas que oferecerem as condições mais vantajosas para os consumidores. É uma forma de evitar que as pessoas inadimplentes fiquem por mais tempo com o nome negativado, o que pode gerar o corte de serviços essenciais.

De acordo com o mapa da inadimplência divulgado pela Serasa em maio deste ano, 21,45% das dívidas das famílias eram com contas básicas ou de consumo. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) identificou que no último ano essas dívidas pesavam no orçamento de 2,1% das famílias com renda de até 10 salário mínimos.

São justamente estas contas atrasadas que podem ser negociados na faixa 1 do Desenrola, que estará disponível somente no mês de setembro. Entre os requisitos, além da renda da pessoa e do valor da dívida, também podem participar os inscritos no Cadastro Único e os débitos devem ter sido contraídos até dezembro de 2022.

Veja também: Dívidas do FIES poderão ser renegociadas pelo Desenrola Brasil? Saiba tudo!

Condições de pagamento

Antes de fechar o acordo de negociação, o devedor pode simular os valores a serem pagos por meio da plataforma do Desenrola, considerando o débito em aberto, as informações registradas e as condições de pagamento oferecidas pelos bancos. Todo o processo acontece por intermédio da plataforma.

Na faixa 1, que permite pagar contas atrasadas, as condições de pagamento envolvem a possibilidade de parcelar em até 60 vezes, o valor da parcela mínima é R$ 50 e os juros são de até 1,99% ao mês, com isenção do IOF. As parcelas podem ser pagas através de débito em conta, boleto ou pix.

Veja também: CONFIRMADO: cinco grandes bancos do Brasil vão dar DESCONTOS por meio do Desenrola Brasil