VITÓRIA: Caixa vai cancelar desconto errado de consignado do Auxílio Brasil, saiba o que fazer

Entenda o que está acontecendo com os descontos indevidos de empréstimo do Auxílio Brasil!

Desde o início do mês passado, milhões de brasileiros passaram a solicitar crédito através da Caixa Econômica Federal. Estamos falando do empréstimo consignado do Auxílio Brasil que também está gerando, infelizmente, algumas reclamações. 

De acordo com matéria da Folha de S. Paulo e relatos de clientes nas redes sociais, muitas pessoas passaram por cobranças indevidas este mês. Entenda exatamente o que está acontecendo e qual é a posição do banco sobre esses problemas. 

Desconto Auxílio Brasil
Saiba o que fazer em caso de desconto indevido do consignado do Auxílio Brasil (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Cobrança indevida de empréstimo do Auxílio Brasil

Antes de mais nada, é importante explicar exatamente o que está acontecendo. 

De acordo com relatos de alguns beneficiários do programa social, algumas pessoas que não solicitaram o consignado do Auxílio Brasil estão com descontos programados no extrato de novembro. Isto é, mesmo sem ter solicitado o empréstimo, algumas pessoas estão com aviso de descontos médios de R$ 160. 

Além da cobrança indevida do consignado do Auxílio Brasil, algumas pessoas estão afirmando que fizeram o empréstimo, mas para começar a pagar em dezembro. Contudo, de acordo com os usuários, as cobranças já estão marcadas para esse mês.

Veja também: Pagamento do Auxílio Brasil NÃO CAIU, o que eu faço?

O que vai acontecer para quem teve cobrança indevida?

Segundo a Folha de S. Paulo, quem não pediu empréstimo, mas está com desconto programado deve ficar tranquilo. 

A CAIXA informou que está resolvendo a situação, caso o pedido de empréstimo tenha sido feito pelo banco. 

De acordo com nota, “será providenciada a correção necessária”. Ou seja, quem realmente não pediu o consignado, não vai ter a cobrança firmada. 

Já aqueles que fizeram o empréstimo, mas passaram por cobranças um mês antes do contratado vão receber um SMS da CAIXA com as informações do contrato. A saber, os clientes vão receber uma mensagem assim:

  • A sua parcela do empréstimo é debitada automaticamente a partir do primeiro benefício a ser recebido após a contratação. A data de 07/12 que aparece no extrato do contrato é o prazo para que a Caixa receba o valor do Ministério da Cidadania.

O objetivo é facilitar o entendimento sobre o contrato dos beneficiários. 

O que fazer se receber desconto indevido do consignado 

Por fim, é importante lembrar que aqueles que não reconhecerem a contratação de empréstimo ou contarem com parcela debitada de forma errada, devem entrar em contato com os responsáveis. 

De acordo com a CAIXA, quem encontrar um desconto de um empréstimo que não foi feito precisa ligar para o canal de atendimento do Ministério da Cidadania pelo número 121

Depois disso, faça o seguinte:

  1. Informe os seus dados cadastrados – CPF, etc.; 
  2. Depois de confirmar a instituição financeira do contrato, peça o ressarcimento; 
  3. Agora aguarde para saber quais são os próximos passos. A princípio, a solução é interna e você não precisa fazer mais nada. 

Finalmente, o passo a passo para quem ver descontos incorretos no consignado é mais simples:

  1. Tenha o seu CPF e documento de identificação com foto em mãos; 
  2. Vá até uma agência da CAIXA; 
  3. No atendimento, peça para que seja providenciada a devolução do valor ou ajuste no sistema. 

Veja também: Afinal, quem está em período de EMANCIPAÇÃO pode receber o crédito do Auxílio Brasil?