TRUQUE para descobrir qual será a altura dos seus filhos; é surpreendente!

Truque utilizado por pediatras para saber a altura de uma criança no futuro surpreende.

Quando a família está esperando um novo integrante, ou seja, um neném, muito se especula sobre como a criança será. Se ela parecerá com o pai ou com a mãe, a cor de seus olhos ou mesmo sua altura. 

A verdade é que algumas características podem ser previstas. Uma delas é a última citada. Existem dicas científicas que podem auxiliar na previsão da altura de uma criança quando estiver adulta. Veja quais são elas. 

TRUQUE para descobrir qual será a altura dos seus filhos; é surpreendente!
Saiba qual a altura do seu filho quando estiver adulto – Imagem: Divulgação

É possível prever a altura? 

Antes de partir pra prática e saber com quantos centímetros uma criança ficará no futuro, é necessário entender que esse tipo de característica pode ser influenciada por muitos fatores como hábitos diários, prática de atividades físicas, alimentação, situação de saúde, horas de sono e genes dos pais. 

Isso significa que alguns tipos de condições podem interferir ou mesmo limitar o crescimento de algumas crianças. Porém, existe uma espécie de fórmula que permite que os pais consigam ter uma estimativa do tamanho de seus filhos durante a vida adulta. 

Saiba mais: TikTok está monitorando seus usuários? Pesquisador faz algumas afirmações sobre o app, entenda

Como calcular? 

Na realidade, o processo para saber a futura altura de uma criança é bastante simples. Para isso é necessário considerar a estatura do pai e da mãe e aplicá-la a uma fórmula criada pela Sociedade Brasileira de Pediatria. 

As crianças designadas meninas ao nascer podem ter a previsão a partir da seguinte fórmula: soma-se a altura da mãe e a altura do pai (ambas em centímetros); Deste total é necessário subtrair 13; Por fim, divide-se o número por 2. 

Já no caso das pessoas que foram designadas meninos ao nascerem, o processo é bem parecido. Para calcular a pessoa deverá somar a altura da mãe e do pai (ambas em centímetros); Em seguida é preciso somar 13 ao total. Por fim, divide-se o número obtido por 2. 

É importante compreender que o resultado oferece uma estimativa da altura da criança, uma vez que essa característica pode ser influenciada por muitas outras questões, como já mencionado anteriormente. Também é necessário considerar que o resultado pode ter uma variação de 5 centímetros para mais ou para menos. 

Outras maneiras de calcular 

Existem outras formas de saber quanto uma criança irá medir na vida adulta. Além da citada, uma outra opção é considerar a altura durante os dois anos de idade. Isso porque nessa idade, é atingida cerca da metade da estatura final. 

Sendo assim, basta utilizar o número durante os 2 anos e multiplicá-lo por dois. Lembrando que um adulto costuma parar de crescer por cerca de 21 anos de idade. 

Há também formas mais complexas que podem levar em conta a medida do são ao joelho, ou dos segmentos da perna. Porém, esse processo costuma ser utilizado por pediatras e nutricionistas em casos de possíveis problemas de estatura. 

Veja também: ESTAS figurinhas podem valer uma BOLADA: aprenda a identificar a raridade de cada uma