ATENÇÃO, beneficiários do Bolsa Família: DESBLOQUEIO começa e MILHÕES de famílias VOLTAM a receber

Famílias que tiveram o benefício interrompido em Agosto terão até o dia 15 de Setembro para procurar um CRAS e realizar a atualização de seus dados.

O programa Bolsa Família tem sido fundamental no combate contra a vulnerabilidade no país. Ele tem sido a principal fonte de renda das famílias pobres do Brasil. No entanto, devido a algumas circunstâncias, pode ocorrer o bloqueio do benefício. Fique atento às dicas abaixo e saiba o que fazer para voltar a ter direito aos pagamentos.

Beneficiários voltam a receber. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Razões para o bloqueio do Bolsa Família:

Existem diversas razões pelas quais o Bolsa Família pode ser bloqueado. Uma das principais é a falta de atualização cadastral. É fundamental manter os dados atualizados, principalmente se houver alguma mudança na renda familiar, composição familiar ou endereço. Outra razão comum é a não frequência escolar dos beneficiários, principalmente no caso de crianças e adolescentes. É importante garantir que todos estejam frequentando a escola regularmente. As atualizações são feitas a cada 2 anos e a falta delas implica no bloqueio do benefício. Quando isso está pra ocorrer, a pessoa será informada por mensagem no próprio extrato bancário ou, ela mesma, pode consultar a sua situação por meio do aplicativo do programa.

Os dados do Bolsa Família foram fundidos com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), isso resultou em 237.897 famílias fora do programa em Setembro, por terem renda acima das regras estabelecidas pelo programa. São 80 bilhões de registros no CNIS relacionados a renda, benefícios previdenciários e assistências pagas pelo INSS. No mesmo mês, 550 mil famílias foram adicionadas ao Bolsa Família. De Março até então, são 2,15 milhões de famílias amparadas.

Lembrando que o programa tem uma regra de proteção em vigor desde Junho. Por meio dessa regra, a família tem direito a permanecer no programa por mais até dois anos, desde que a renda per capita seja de até meio salário mínimo (R$ 660). Porém, o valor será reduzido pela metade para os núcleos familiares que conseguem emprego e aumentam a renda.

Veja também: Notícia INCRÍVEL para quem faz parte do Bolsa Família

Como desbloquear?

Para desbloquear o Bolsa Família, primeiramente, é necessário resolver a causa do bloqueio. Se a razão for a falta de atualização cadastral, é fundamental comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência e fornecer as informações necessárias para a atualização do cadastro. No caso da não frequência escolar, é importante entrar em contato com a unidade escolar e se comprometer a regularizar a situação, garantindo assim o desbloqueio.

Assim que o desbloqueio é aprovado, ele respeita um prazo de até 90 dias para normalização. Mas não se preocupe! Os valores desses 90 dias são devidamente ressarcidos.

Calendário de Pagamentos de Setembro

Respeitando o número final de cada NIS (registro do cidadão), o calendário desse mês fica disposto da seguinte forma:

  • 18 de Setembro – registro terminado em 1
  • 19 de Setembro – registro terminado em 2
  • 20 de Setembro – registro terminado em 3
  • 21 de Setembro – registro terminado em 4
  • 22 de Setembro – registro terminado em 5
  • 25 de Setembro – registro terminado em 6
  • 26 de Setembro – registro terminado em 7
  • 27 de Setembro – registro terminado em 8
  • 28 de Setembro – registro terminado em 9
  • 29 de Setembro – registro terminado em 0

Veja também: Bolsa Família passa por NOVO AUMENTO