Demissão em massa: grande empresa do setor varejista demite 9 MIL colaboradores

A Amazon anunciou que vai realizar mais um leva de demissões devido a instabilidade da economia.

A Amazon consiste em uma empresa multinacional de tecnologia estadunidense que conta com sede em Washington. A empresa trabalha na área de e-commerce, computação em nuvem, streaming e inteligência artificial. No momento, se encontra na lista das cinco maiores empresas de tecnologia.

Devido a isso, a Amazon é uma das empresas mais valiosas dos Estados Unidos. A empresa vem se expandindo cada vez mais e conta com um grande número de funcionários. No entanto, recentemente a Amazon realizou uma demissão em massa. Entenda o motivo!

Amazon anunciou uma segunda leva de demissões. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Amazon anuncia nova rodada de demissões

A Amazon anunciou que vai demitir mais de 9 mil funcionários na sua nova rodada de cortes. Em novembro do ano passado, a empresa pretendia demitir mais de 10 mil funcionários. Contudo, no começo deste ano, a empresa informou que iria demitir cerca de 18 mil dos seus funcionários.

Após o anúncio, dentro de três meses, a Amazon já dispensou cerca de 30 mil pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada recentemente, a Amazon contava com mais de 1,5 milhão de trabalhadores, estando listada como a maior segunda empregadora privada dos Estados Unidos.

A companhia se expressou dizendo que, assim como outras big techs, a revisão no quadro econômico devido a grande instabilidade econômica. De acordo com a empresa: “Dada a economia incerta em que residimos e a incerteza que existe no futuro próximo, optamos por ser mais simplificados em nossos custos e número de funcionários”.

Nos últimos meses, diversas big techs, como a Meta, Twitter, Microsoft, Alphabet (Google) e outras anunciaram um grande corte no número de empregadores.

Na última semana, por exemplo, Mark Zuckerberg, presidente executivo da Meta, responsável pelo Facebook, afirmou que realizaria um corte de mais de 10 mil funcionários, além do congelamento das vagas abertas. A empresa em questão já havia demitido 11 mil funcionários em novembro do ano passado.

Confira também: Notebook está com mais de MIL E QUINHENTOS REAIS de desconto na Amazon: confira a promoção

Por que as big techs estão demitindo em massa?

Nos últimos meses, as empresas de tecnologia, como o Twitter, Meta, Coinbase e Snap, tiveram funcionários à procura de novos empregos. Isso porque diversas companhias estão realizando demissões em massa. Apesar de cada empresa ter um motivo, existem alguns fatos em comum.

Em primeiro lugar, vale lembrar que muitas companhias migraram para o formato online durante a pandemia, o que fez com que muitos negócios crescessem e as empresas acreditassem que estejam em um bom momento financeiro. Dessa forma, os executivos que anunciaram os cortes recentemente revelaram que acabaram calculando mal os seus  sonhos.

De acordo com Mark Zuckerberg: “Tomei a decisão de aumentar significativamente nossos investimentos. Infelizmente, as coisas não aconteceram da maneira que esperava”.

Além disso, os anúncios online são as principais fontes de renda para diversas empresas de tecnologia, no entanto, tem ocorrido uma crescente oposição às práticas publicitárias invasivas. O aumento das taxas de juros para conter a alta global também prejudicou o setor da tecnologia financeira.

Saiba mais: Facebook vai ACABAR? 10 MIL funcionários foram demitidos e todos estão preocupados