O que significa ‘deixar o empréstimo na esteira’? Posso confiar nisso?
Alguns termos financeiros podem ser muito confusos para os brasileiros, especialmente envolvendo empréstimo. Afinal, qualquer erro pode ser fatal.
Muitas pessoas que estão considerando fazer um empréstimo consignado se deparam com o termo “deixar o empréstimo na esteira” e ficam em dúvida sobre o que realmente significa.
Apesar de ser um termo bastante esquisito, diferente do que parece, ele não apresenta nenhum tipo de conotação negativa. Pelo contrário, é mais uma questão de cautela.
Durante um certo período, existem algumas estratégias que podem ajudar a agilizar o processo de liberação do empréstimo e uma delas é justamente “deixar o empréstimo na esteira”.
Ou seja, se você recebeu essa orientação e ficou confuso, chegou a hora de entender como usar essa dica a seu favor. Vamos lá?
Entenda o que é o desbloqueio do benefício para crédito
O desbloqueio do benefício para crédito é um procedimento necessário para que os beneficiários do INSS possam contratar empréstimos consignados.
Após a concessão do benefício, há um período de espera de 90 dias até que o beneficiário possa solicitar um empréstimo consignado.
Esse prazo existe para garantir que o beneficiário tenha tempo para entender suas finanças e tomar uma decisão informada sobre a contratação de um empréstimo. Durante esses 90 dias, o benefício permanece bloqueado para a contratação de crédito.
Após o período de espera, o beneficiário pode desbloquear seu benefício para contratar o empréstimo. O processo de desbloqueio pode ocorrer pelo portal ou aplicativo Meu INSS:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS.
- Faça login com seu CPF e senha cadastrada.
- No menu, selecione a opção “Empréstimos”.
- Escolha a opção “Desbloquear Benefício para Empréstimo”.
- Confirme seus dados pessoais e siga as instruções na tela.
- Aguarde a confirmação do desbloqueio, que pode levar até 5 dias úteis.
Após a confirmação, finalmente acontece o desbloqueio do benefício e o empréstimo consignado fica disponível pelas instituições financeiras que oferecem essa modalidade.
Saiba mais: Auxílio-doença x auxílio-acidente: qual dos dois benefícios do INSS paga MAIS e por quê?
Então, o que significa “deixar o empréstimo na esteira”?
O termo “deixar o empréstimo na esteira” é usado quando o beneficiário ainda não atingiu os 90 dias de espera necessários para desbloquear seu benefício para a contratação de um empréstimo consignado, mas já inicia o processo para agilizar a liberação do crédito.
Isso significa que, mesmo antes de o benefício ser desbloqueado, o beneficiário já deixa todos os seus dados e informações digitados e prontos no sistema da instituição financeira, preparando o terreno para que, assim que o prazo de 90 dias for atingido, o empréstimo seja automaticamente processado.
Essa estratégia é útil porque, uma vez que o período de espera é finalizado, o sistema da instituição financeira já terá todas as informações do beneficiário, permitindo que o empréstimo seja aprovado rapidamente.
Geralmente, após o término do período de espera, pode demorar até 5 dias para que o crédito seja liberado, pois todos os dados já foram inseridos e encaminhados no aplicativo da instituição financeira.
Veja mais: Fez a perícia médica e está demorando? INSS confirma novo prazo para dar um resultado!