Brasileiros tem até ESTA data para atualizar o CadÚnico; evite a SUSPENSÃO das parcelas de R$ 600,00

Veja como atualizar o cadastro!

Os beneficiários que recebem o Auxílio Brasil e estiverem sem atualizar o CadÚnico têm até um certo período para confirmar seu cadastro. Ao não fazer isso, eles correm o risco de perder seus benefícios sociais. Fazer o procedimento é simples e pode garantir a continuidade do recebimento das parcelas.

Quer saber da importância do Cadastro Único, como atualizar e o que acontece caso o beneficiário não faça isso? Então continue conosco para conferir toda as informações que separamos para você acerca do tema!

Brasileiros tem até ESTA data para atualizar o CadÚnico
Brasileiros tem até ESTA data para atualizar o CadÚnico / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Importância de atualizar o CadÚnico

Em síntese, o CadÚnico é uma das principais ferramentas do Governo Federal para acompanhar a vida e rotina de famílias de baixa renda. Dessa forma, é possível inclui-las em benefícios sociais como o próprio Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), vale-gás, Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros.

Neste mês de agosto, o prazo para que as famílias atualizassem suas informações cadastrais chegou, então o período que resta para que elas atualizem o registro é até 14 de outubro para evitar cancelamento do Auxílio Brasil e até dezembro deste ano para evitar o cancelamento da TSEE. Basicamente, as famílias que necessitam atualizar suas informações são aquelas que já estão sem fazer isso há mais de dois anos.

Veja também: Para receber as parcelas de R$ 600,00, inscrição no CadÚnico é OBRIGATÓRIA: Veja como se cadastrar!

E se não fizer a atualização?

Dessa forma, caso não atualizem o cadastro, as famílias beneficiárias perderão o direito de receber os benefícios sociais e, posteriormente, podem até ser bloqueadas dos programas. Ou seja, caso não atualizem, a partir de 2023 essas famílias não terão mais direito de acessar esses programas.

Embora ser cadastrado no CadÚnico não seja garantia de recebimento das parcelas, esse é um pré-requisito importante para ser incluso em qualquer um dos projetos sociais governamentais.

Como atualizar os dados e conferir o cadastro

Por fim, para atualizar os dados e conferir sua situação de cadastro, é possível acessar o aplicativo do CadÚnico (Android: https://bityli.com/eOkdK ou iOS: https://bityli.com/WZODwp) criado em março. Além do app, também é possível acompanhar sua situação cadastral através do site oficial (https://cadunico.dataprev.gov.br/#/). Outra forma de saber se você necessita atualizar o dados é através de mensagens de SMS enviadas pelo governo, bem como no extrato do pagamento do Auxílio Brasil.

Para confirmar os dados, pode-se utilizar o app, mas, em caso de troca de informações (o que deve ocorrer sempre que há alguma mudança no núcleo familiar, como morte, nascimento ou mudança de residência) é preciso comparecer a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.

Veja também: Guia completo do CadÚnico: requisitos, como se inscrever e atualizar o cadastro