Bolsas integrais para ser bilíngue? Universidade oferece cursos gratuitos de idiomas para sair falando igual NATIVO; inscrições até HOJE (07/12)

Aprenda um novo idioma recebendo bolsa de universidade e comece 2025 com as palavras na ponta da língua; cursos gratuitos incríveis

Recentemente, uma Universidade Federal abriu inscrições para cursos de idiomas voltados ao primeiro semestre de 2025. Com isso, é uma proposta que alia aprendizado acessível e inclusão social, buscando democratizar o ensino de línguas.

Além de promover a formação acadêmica, o projeto se destaca pelo compromisso com a diversidade cultural. O Núcleo Permanente de Extensão de Letras (Nupel) desenvolveu os cursos gratuitos, pois dedica-se há anos à ampliação do acesso à educação.

Dessa forma, a ação oferece uma oportunidade única para pessoas interessadas em aprender novas línguas, enquanto promove a interação entre diferentes culturas e histórias de vida.

Bolsas integrais para ser bilíngue? Universidade oferece cursos gratuitos de idiomas para sair falando igual NATIVO; inscrições até HOJE (07/12)
Universidade oferece cursos gratuitos de idiomas para aprender nova língua! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Diversidade de idiomas e estrutura das aulas

Por meio de um processo seletivo criterioso, as bolsas integrais são voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a iniciativa reserva vagas específicas para grupos historicamente excluídos, reafirmando o papel da UFBA como agente de transformação social.

Os cursos abrangem uma ampla gama de línguas, incluindo inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, kimbundu e yorùbá. As aulas são ministradas por estudantes de Letras, sob a supervisão de professores experientes, garantindo um ensino de qualidade em todos os níveis, do básico ao intermediário.

A metodologia utilizada valoriza a interação presencial, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades linguísticas em um ambiente dinâmico e acolhedor.

Além das bolsas, há vagas disponíveis com mensalidades acessíveis, que variam de acordo com o idioma escolhido. Por exemplo, cursos de kimbundu e yorùbá possuem custos menores, incentivando a disseminação de línguas africanas.

Essa diversidade de opções mostra o compromisso da UFBA com a valorização de diferentes culturas e o estímulo à troca de conhecimentos. Seja para ampliar horizontes pessoais ou atender a demandas profissionais, os cursos oferecem um aprendizado que vai além da sala de aula.

Veja também: De graça, mas com qualidade: confira 9 cursos gratuitos que oferecem formação a custo ZERO no país e tenha uma carreira promissora

Quero participar dos cursos gratuitos, como faço?

As bolsas integrais têm como público-alvo pessoas sem vínculo acadêmico ou profissional com a UFBA, e os interessados devem cumprir alguns critérios.

Além disso, é necessário ter, no mínimo, 15 anos, estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e apresentar comprovação de conclusão ou matrícula no ensino médio. Grupos específicos, como indígenas, quilombolas, pessoas trans e refugiados, possuem vagas reservadas.

A seleção vai acontecer com base na análise de documentos enviados no ato da inscrição. Quem não receber as bolsas, ainda pode se inscrever para vagas pagas, com valores que variam entre R$ 180,00 e R$ 550,00 por semestre, dependendo do idioma.

As inscrições são no formato online, diretamente no site oficial da UFBA, até o dia 7 de dezembro. No portal, estão disponíveis o edital completo e informações detalhadas sobre os cursos. A universidade também oferece suporte por e-mail para esclarecer dúvidas.

Portanto, é uma oportunidade única para adquirir novas habilidades e participar de um projeto que une inclusão e aprendizado. Além de aprender uma nova língua, os alunos contribuem para a construção de um ambiente que valoriza a diversidade e promove a integração cultural.

Saiba mais: Nada de graduação! Senai oferece 85 vagas em cursos técnicos para conseguir EMPREGO logo após a formatura