CUIDADO com o golpe do PIX que está ATERRORIZANDO os brasileiros

Os criminosos estão aplicando golpes por meio do Pix para roubar dinheiro da conta bancária das vítimas

O Pix é uma modalidade de transferência que surgiu em 2020, sendo lançada ṕelo Banco Central. A ferramenta é a mais atual do Sistema de Pagamentos Brasileiro e permite que sejam realizadas transações durante 24 horas ininterruptas, durante os sete dias da semana.

Desde que foi lançado, o Pix ganhou grande popularidade entre os brasileiros, pois conta com uma série de vantagens e permite que sejam feitas transferências para qualquer instituição financeira de forma totalmente gratuita em alguns casos.

Recentemente, estão surgindo alguns casos de golpes aplicados a partir do Pix. Confira a seguir como funcionam os golpes e saiba como se proteger!

Golpe do Pix tem aterrorizado brasileiros. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Golpe do Pix aterroriza brasileiros

O Serasa fez um anúncio oficial nos últimos dias para alertar os brasileiros a respeito de um novo golpe que está pegando várias pessoas de surpresa. Por meio das redes sociais da empresa, foi divulgado um vídeo sobre como os golpes estão sendo aplicados.

Os crimes utilizam o Pix como forma de roubar as vítimas, uma vez que a ferramenta ganhou grande popularidade entre os brasileiros nos últimos anos. Dessa forma, o primeiro golpe que foi alertado diz respeito ao Golpe do Cadastro do Pix.

Neste golpe, a vítima recebe através do seu e-mail, SMS ou mensagem via WhatsApp, em nome das instituições financeiras, um link solicitando que sejam cadastrados uma chave para utilizar a ferramenta. No entanto, ao clicar no link, o cidadão será conduzido até um site falso do banco.

Esse tipo de golpe é bastante comum para que sejam realizadas compras de forma anônima e que conta ainda com entrega física, ou seja, o criminoso vai até o local combinado com a vítima e depois de entregar o produto, o bandido envia um comprovante falso, mas que é bastante similar ao das instituições financeiras.

Outro método que está sendo utilizado pelos criminosos é o Golpe do Pix Errado, que acontece quando o golpista forja um comprovante de transferência feita a partir do Pix, de forma a deixar a vítima confusa por não ter recebido nenhum valor em conta.

No entanto, o criminoso começa a pedir de forma desesperada o reembolso do valor, o que faz com que grande parte das pessoas que caem no golpe acabem repassando um valor que nem mesmo chegou até a sua conta.

Por fim, o Golpe do Pix Agendado é utilizado pelos criminosos para agendar uma transferência para a conta da vítima e posteriormente avisam que houve um erro, solicitando o reembolso do valor. Contudo, quando o cidadão realiza a transferência, não é depositado dinheiro nenhum na sua conta.

Confira também: Bancos vão INTERROMPER transferências por conta do PIX: previsão já foi definida

Como se proteger dos golpes via Pix?

O Serasa Premium conta com um recurso que possibilita que os dados bancários do cidadão sejam monitorados durante 24 horas, de forma a evitar as fraudes envolvendo as transferências. A ferramenta pode ser bastante útil para evitar os golpes citados anteriormente.

Além disso, é necessário desconfiar ao receber este tipo de mensagem e também não clicar em links enviados por e-mail ou mensagens.

Saiba mais: Banco Central emite novo COMUNICADO sobre o PIX; o que está acontecendo?