Cuidado com ESTES aplicativos: eles podem DANIFICAR seu celular

Os aplicativos podem danificar o celular pois podem estar carregados com vírus; entenda o que aconteceu. Leia mais.

Hoje em dia, as pessoas podem se comunicar umas com as outras em longa distância, trabalharem, se divertirem, escutarem música, ver filmes e séries, tudo sem sair de casa, utilizando o celular e o acesso à Internet.

Para tanto, muitas pessoas optam por usar os aplicativos. Dentre os aplicativos mais famosos estão aqueles de redes sociais, como é o caso, por exemplo, do Facebook, do Instagram, do Twitter, WhatsApp e mais.

Apesar de os avanços tecnológicos terem permitido que a população possa ter acesso a tantas funcionalidades na palma da mão, é preciso estar atento, pois, em conjunto às vantagens, também veio alguns riscos. Isso ocorre porque há pessoas que usam a internet e os aplicativos como meio para aplicar golpes, eles são os chamados cibercriminosos.

Os golpes podem envolver o roubo de dados pessoais, como senhas, cartões de crédito cadastrados, entre outros. Veja mais a seguir.

Cuidado com ESTES aplicativos: eles podem DANIFICAR seu celular
Saiba mais sobre os aplicativos que podem causar danos ao celular / Imagem: Divulgação

Como se proteger?

Antes de mais nada, é importante destacar que há algumas medidas que as pessoas podem usar para evitar caírem em golpes deste tipo. Por exemplo, uma das dicas mais relevantes é o de baixar aplicativos que estejam nas lojas oficiais do celular, como a AppleStore ou a PlayStore.

Isso acontece já que há um mecanismo de proteção nestas lojas, e a chance de aplicativos contaminados passarem é menor. Neste sentido, outra dica é evitar baixar aplicativos APKs, justamente aplicativos que não estão presentes nas lojas oficiais e podem ter o código craqueado.

Além disso, pode ser também útil verificar quem é o desenvolvedor do aplicativo, com o objetivo de evitar fazer o download de fontes suspeitas. Ainda, evite baixar aplicativos que demandem muitas informações pessoais, como dados de cartão de crédito, por exemplo, ou que peçam por muitos acessos a funções do celular.

Veja também: Plano de ASSINATURA do WhatsApp já está funcionando? Saiba quanto vai custar

Aplicativos podem danificar celular

A McAfee é uma das empresas de segurança virtual mais conhecidas no Brasil. Assim, a companhia fez uma investigação a respeito de alguns aplicativos presentes na PlayStore. De acordo com o relatório da empresa, havia 16 aplicativos que estavam contaminados com um malware chamado Clicker.

A estimativa é de que cerca de 20 milhões de pessoas tenham sido prejudicadas por terem baixado os aplicativos. Após ficar ciente da denúncia da contaminação de aplicativos, o Google, responsável pelo sistema operacional do Android, presentes em milhões de aparelhos, retirou os aplicativos de sua loja oficial.

Isso significa que não é mais possível encontrar os aplicativos para baixar. O que ocorre é que os aplicativos forneciam várias funções, como, por exemplo, melhoria na câmera, planner para tarefas e mais. No entanto, os aplicativos possuíam publicidades e, ao clicar em alguma delas, o usuário poderia estar em risco de ter suas informações pessoais coletadas.

Dentre os aplicativos que foram identificados com o malware Clicker, estão:

  • K-Dictionary;
  • Currency Converter;
  • Ez Notes;
  • High-Speed Camera;
  • BusanBus;
  • Instagram Profile Downloader;
  • Smart Task Manager;
  • EzDica;
  • JoyCode;
  • Quick Note;
  • Flashlight+, em algumas versões.

Veja também: Como localizar um celular perdido ou roubado? Confira procedimento que funciona em QUALQUER aparelho