Criptomoeda REAL DIGITAL: moeda nacional agora com versão digital aprovada pelo Governo?

Tudo o que se sabe sobre a criptomoeda criada pelo Banco Central

Uma criptomoeda é uma moeda que existe no ambiente digital. Ela surgiu com a criação da Bitcoin e atualmente existem várias moedas virtuais disponíveis no mercado financeiro. A finalidade delas é ajudar a realizar transações, uma vez que não se utilizam as unidades monetárias dos países. Assim, cada tipo de moeda virtual tem seu próprio valor. 

A criptomoeda é usada, principalmente, para investimentos. É possível ter acesso a esse tipo de moeda por meio de corretoras, que oferecem a opção de aplicar em criptos. Existe, também, a possibilidade de mineração. Mas, para tal, é necessário possuir equipamentos caros e pesados. Na prática, é possível investir no setor com a compra e venda de criptomoedas. 

Dessa forma, o Banco Central do Brasil (BC) anunciou a criação do Real Digital. Como o nome já diz, trata-se da versão virtual da unidade monetária brasileira. O Laboratório de Inovações e Financeiras e Tecnológicas (LIFT) do órgão anunciou a medida nesta semana. O Real Digital funcionará como uma criptomoeda estável. 

cryptocurrency
Uma matéria da Folha afirma que funcionários do Banco Central (BC) estão criando a criptomoeda brasileira Real Digital – Foto: divulgação

Saiba mais sobre a criação da criptomoeda brasileira 

De acordo com o jornalista Ronaldo Lemos, do jornal Folha de São Paulo, alguns integrantes do LIFT estiveram na conferência Meridian na Itália. O evento abordou a tecnologia e investimentos em criptomoeda. Assim, um dos funcionários do Bacen teria informado a Ronaldo que o órgão pretende começar a criar o Real Digital na próxima quinta-feira (20). 

Dessa forma, o Real Digital será uma criptomoeda, mas seu valor estará atrelado ao Real, unidade monetária utilizada no Brasil. Ou seja, o BC vai regulamentar a nova moeda. Embora ela seja um cripto ativo, a pasta vai regulamentá-la. A novidade é que, diferente do dinheiro tradicional, o Real Digital não precisa ficar depositado em uma conta bancária, uma vez que as criptomoedas não dependem de instituições financeiras para existirem. Além disso, será possível utilizar o Real Digital para fazer operações em todo o mundo. A cripto moeda brasileira, então, poderá ser comprada e vendida em todos os países. 

Por enquanto, ainda não existem mais informações sobre o Real Digital. Até agora o que se sabe é que ele funcionará como uma criptomoeda tradicional, que não depende de bancos e pode ser usada em várias partes do mundo. Ao mesmo tempo, também funcionará como o Real tradicional, uma vez que depende da regulamentação do BC para existir. Por fim, a pasta ainda não fez um pronunciamento oficial. Então, não é possível falar em datas e nem quando as operações com o Real Digital começam.

Veja também: Você provavelmente tem direito a realizar o saque de R$ 1.000; não perca o prazo MÁXIMO

Laboratório do Banco Central já criou o Pix

Além da criptomoeda brasileira, o laboratório do Banco Central, também foi responsável pela criação do Pix. Ao contrário do senso comum, a ferramenta não foi criada em 2020 e sim em 2018, quando o Temer era o presidente. Através dela é possível realizar pagamentos rápidos, de forma prática e segura. 

Veja também: Pesquisa remunerada Google: saiba como ganhar dinheiro com o app Google Opinion Rewards