CRÉDITO do Auxílio Brasil já tem DATA para voltar; saiba do que se trata

A contratação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi suspensa pela segunda vez, em virtude de diversas questões. Portanto, já é possível conferir quando o crédito voltará a ficar disponível para os beneficiários.

O novo empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi extremamente aclamado pelos beneficiários, antes mesmo de entrar em vigor.

Prova do sucesso do crédito, é que somente no primeiro dia de contratação, somente a Caixa Econômica Federal liberou mais de R$ 70 milhões para os beneficiários.

Acontece, portanto, que após o início da concessão do crédito, diversos contratantes alegaram inúmeros problemas mediante à contratação.  A Caixa suspendeu a concessão do crédito duas vezes. Isto é, até o momento, a contratação ainda está bloqueada. No entanto, já existe uma data prevista para liberação da possibilidade.

Assim sendo, vale a pena conferir o que resultou na suspensão, bem como qual a data para a volta da contratação do crédito.

Já tem data para voltar
Liberação da contratação do empréstimo / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona o crédito do Auxílio Brasil

Primeiramente, antes de conferir tudo sobre a suspensão, é necessário entender as regras de funcionamento do crédito.

De modo geral, como o próprio nome menciona, o empréstimo consignado visa comprometer as parcelas provenientes do Auxílio Brasil.

Isto é, atualmente, o valor das parcelas mensais é de R$ 600. Desse modo, os beneficiários podem comprometer até 40% desse em valor, em virtude da contratação do crédito.

Assim sendo, após a contratação, o prazo máximo para quitar a dívida é de 24 meses. Ou seja, 2 anos. Além disso, o consignado conta com um teto de juros de 3,5%.

O foco do empréstimo é justamente proporcionar uma possibilidade para indivíduos que necessitam de uma maior quantia de dinheiro, de uma só vez.

Dessa forma, até mesmo as pessoas com CPF (Cadastro de Pessoa Física) negativados, podem solicitar o crédito. No entanto, faz-se necessário passar pelas etapas de análise.

Ademais, de acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério da Cidadania, após a contratação, os bancos tem até 2 dias úteis para liberar o dinheiro na conta dos beneficiários.

Veja também: Desconto indevido é CANCELADO: quando os beneficiários do Auxílio Brasil serão REEMBOLSADOS?

Suspensão do empréstimo

Bem, antes de mais nada, é preciso mencionar que a Caixa Econômica Federal é o principal banco que fornece a opção do consignado.

No entanto, mediante o grande número de solicitações para contratação do crédito, o sistema da Instituição apresentou algumas falhas.

A primeira delas, foi em relação aos dias para disponibilização do dinheiro. Isso porque, a Caixa solicitou o prazo de 5 dias para liberação, alegando instabilidade no sistema. Porém, os beneficiários alegaram que o banco estava demorando até 15 dias para disponibilizar o dinheiro.

Além disso, alguns beneficiários sofreram o desconto das parcelas mensais de forma indevida, o que só intensificou a problemática.

Em virtude dos fatos pontuados, a Caixa suspendeu a concessão do crédito. De acordo com as informações divulgadas por Daniella Marques, presidente da Instituição, o objetivo da suspensão é que a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social ) consiga processar a folha de pagamentos dos beneficiários de forma correta.

Por fim, após a suspensão, Daniella informou que o crédito voltaria a ficar disponível às 7h deste dia 14 de novembro. Ou seja, nesta segunda-feira. Logo, já é possível solicitar o crédito novamente, bastando entrar em contato com a Caixa.

Veja também: VALE-GÁS vai ACABAR? Quem pode receber a próxima parcela do auxílio?