Recentemente, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério das Cidades publicaram um documento que apresenta as novidades sobre a malha de trens e metrôs na Região Metropolitana de São Paulo. O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU) traz informações sobre novas linhas e expansões, incluindo a futura Linha 24-Quartzo da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Este documento atualiza o status do projeto da Linha 24, que atualmente está na fase de planejamento conceitual. Uma informação importante revelada é que a linha será composta por uma frota de 44 trens, com intervalos médios de 2,16 minutos entre as composições. O custo total estimado para a construção da linha é de R$ 23,859 bilhões.
A Linha 24-Quartzo vai conectar as estações Rio Negro, em Barueri, e Campo Limpo, na zona sul da capital paulista. Estão previstos traçados por municípios como Taboão da Serra, Osasco, Carapicuíba e Barueri, além das zonas sul e oeste de São Paulo. A linha terá 20 estações e uma extensão total de aproximadamente 23,8 quilômetros. Além disso, haverá integrações com outras linhas, como a 4-Amarela, 8-Diamante, 22-Marrom e 25-Topázio.
Este novo ramal foi desenvolvido para ampliar a rede ferroviária na Grande São Paulo, atendendo áreas que, até o momento, não têm transporte sobre trilhos eficiente, como Barueri, Carapicuíba, Osasco e Taboão da Serra. Com um traçado que evita o centro da cidade, a Linha 24 deve ajudar a reduzir a superlotação nas estações centrais, proporcionando trajetos mais rápidos e diretos para os usuários.
Uma conexão importante será feita com a Linha 4-Amarela na nova estação de Taboão da Serra, facilitando o acesso a áreas comerciais como Faria Lima, Pinheiros e Avenida Paulista. Essa medida deve promover a descentralização dos deslocamentos e melhorar a qualidade de vida nas regiões atendidas.
O projeto prevê também integrações com a Linha 5-Lilás e as futuras Linhas 25-Topázio e 22-Marrom, tornando o sistema de transporte metropolitano ainda mais conectado. Embora o projeto ainda esteja em fase inicial, sua implantação é vista como fundamental para o futuro da mobilidade urbana em São Paulo.
Atualmente, a previsão é que a Linha 24 seja implementada somente após o ano de 2040, conforme o cronograma do Plano Integrado de Transporte Urbano (PITU) 2040, classificado como uma intervenção de longo prazo.
A Linha 24 é uma proposta recente, com sua nomenclatura oficial definida em dezembro de 2023. Até então, o projeto era conhecido como “Arco Oeste”, que abarcava um trajeto entre Alphaville, em Santana de Parnaíba, e Campo Limpo, na capital paulista.