Afinal, colocar o CPF na nota fiscal ajuda a MELHORAR o score ou não?

Ter um score alto pode ajudar o cidadão em diversos segmentos, como na concessão de crédito ou empréstimo. Entenda como funciona a pontuação do Serasa!

Muitos brasileiros estão sempre preocupados com a pontuação do score. Afinal, ele pode ajudar em momentos bastante importantes, como a concessão de crédito, de empréstimos e demais situações financeiras. Dito isso, uma informação que é bastante comum nas redes é que colocar o CPF na nota pode ajudar a aumentar esse número.

Se você é uma das pessoas que está em dúvida sobre essa situação, confira a matéria abaixo e saiba se é melhor passar a pedir a inclusão do documento nas próximas compras.

O score pode garantir diversas facilidades financeiras aos cidadãos, mas será que colocar o CPF na nota ajuda a aumentá-lo? Entenda!
O score pode garantir diversas facilidades financeiras aos cidadãos, mas será que colocar o CPF na nota ajuda a aumentá-lo? Entenda! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Afinal, CPF na nota aumenta o score?

Basicamente, o score é uma criação do Serasa para ajudar na identificação de bons ou maus pagadores, pode assim dizer. Isso facilita às empresas e bancos, por exemplo, na análise que é feita para proporcionar operações de crédito ao cliente. A pontuação vai de 0 a 1000 e quanto mais perto de zero, menos confiável a pessoa é com suas contas.

Dito isso, embora a informação que se segue comumente é de que colocar o CPF na nota pode ajudar a melhorar a pontuação do score, trata-se de uma informação falsa. Na verdade, colocar o documento ou não na nota fiscal não interfere em nada na contabilidade do Serasa, já que a empresa leva em conta outros hábitos financeiros para aumentar ou diminuir esse dado.

Apesar disso, não se pode negar que o mito de adicionar o CPF na nota faz algum sentido, já que o uso constante desse recurso poderia, em outro cenário, ajudar o medidor a constatar que o consumidor é, de fato, ativo no mercado financeiro. Ou seja, seria possível ver que a pessoa arca com suas contas adequadamente, mas não é o que ocorre, infelizmente.

Veja também: Saiba quais são os PRINCIPAIS GOLPES do PIX e evite perder dinheiro; cuidado!

O que o Serasa leva em consideração?

Nesse sentido, é bom entender quais são os outros fatores que influenciam ativamente na hora da construção da pontuação no Serasa. Esses hábitos podem tanto melhorar a situação do cidadão quanto abaixar a pontuação, então é bom conhecer todos eles para evitar ter problemas futuros:

  • Pagar em dia as contas que estão no seu nome, como as de luz e água, por exemplo;
  • Se você tem cartão de crédito, pagar a fatura total em dia pode te ajudar bastante a subir a pontuação;
  • Colocar contas no seu nome mostra que você é ativo e que é bom pagador;
  • Evitar fazer contas muito altas, que podem acabar gerando dívidas no futuro;
  • Controlar os gastos;
  • Manter seu Cadastro Positivo ativo. Para saber mais sobre ele, acesse o site oficial do Serasa: https://www.serasa.com.br/cadastro-positivo/.

Vale ressaltar que é sempre bom manter o score alto, mesmo que você não utilize empréstimos e semelhantes. Todas as instituições consultam o CPF do usuário, então, quando o momento de solicitar crédito chegar, você não terá frustrações. Poucas são as instituições que liberam crédito para devedores ou negativados, então é bom evitar passar por isso.

Veja também: 5 truques para AUMENTAR seu score do Serasa