Cortes no Bolsa Família: como evitar o VETO dos pagamentos?

Novo Bolsa família começará a ser pago em Janeiro de 2023 e mais de 4 milhões de pessoas serão cortadas do programa, caso não cumpram as regras que estão sendo anunciadas.

O Bolsa Família terá novas regras segundo a PEC (Proposta de Emenda à Constituição). Posto que estava em votação na Câmara dos deputados e foi aprovada em primeiro turno.

Ou seja, a previsão é de que o novo programa do Bolsa Família comece a funcionar já em Janeiro de 2023. Sendo assim, além das novas regras para se cadastrar no programa, mais de 4 milhões de famílias serão cortadas do Bolsa Família.

Ou seja, terão o benefício suspenso por não cumprirem as exigências para permanecer com o benefício ativo. Para saber mais continue lendo para entender como serão feitos esses cortes.

Cortes no Bolsa Família como evitar o VETO dos pagamentos.
Benefício cortado do Bolsa Família para quem não se enquadra nas regras.

Por que haverá cortes no Bolsa Família a partir de fevereiro de 2023

O Programa foi um dos carros chefes durante a campanha de eleição de Luís Inácio Lula da Silva. Haja vista que ele foi eleito presidente no 2º turno das eleições realizadas em outubro deste ano.

Sendo assim, o presidente eleito já escalou uma equipe cuja missão principal é a de encontrar formas de bancar o pagamento do benefício em 2023.

Desse modo, o PT (Partido político de Lula) já divulgou que haverá necessidade de realizar um “pente fino” nos cadastros das famílias que estão recebendo o atual benefício do Auxílio Brasil.

Atualmente, pelo menos 21,6 milhões de famílias estão recebendo o Bolsa Família. Por lei, o valor pago mensalmente pelo programa é de R $400. Entretanto, uma emenda constitucional liberou um extra de R$200 que foram pagos de agosto até dezembro deste ano.

A realização do pente fino nos cadastros dos beneficiários pretende reduzir fraudes. Além de permitir que mais pessoas que realmente precisam do benefício sejam contempladas. A saber, com o pagamento do atual valor de R $600,00 por família. O novo benefício prevê ainda um adicional de R $150 por criança de até 6 anos de idade que faça parte do grupo familiar.

Veja também: Saiba mais sobre o EXTRA MENSAL de R$ 150,00 oferecido pelo Governo

Quem poderá ter o benefício cortado em 2023?

A princípio, o pente fino terá foco em pessoas cuja família é unipessoal. Ou seja, famílias que são compostas de apenas um membro familiar. Isso porque, segundo relatos do Tribunal de Contas da União (TCU) existem casos onde os membros familiares se separaram.

Com intuito de realizar mais de um cadastro no CADÚNICO e assim, conseguir receber mais de um benefício. Estima-se que com apenas este grupo mais de 4 milhões de pessoas sejam cortadas do Bolsa Família ainda no começo do ano que vem.

A partir de fevereiro, essas pessoas deverão ser chamadas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) para averiguação dos cadastros. Portanto, caso haja alguma irregularidade ou não comprovação do cumprimento das regras exigidas para o recebimento do benefício elas serão cortadas do programa.

O que fazer para não ser cortado do recebimento do Bolsa Família no ano que vem

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que no primeiro momento os beneficiários antigos do programa não serão cortados do Bolsa Família. Contudo, é necessário que tanto os beneficiários antigos quanto os novos fiquem atentos às novas regras para o recebimento do benefício. Dessa forma, se cumpridas as regras corretamente os riscos de corte ou suspensão do mesmo futuramente serão menores.

Saiba mais: Novo Bolsa Família vai contemplar todos beneficiários do Auxílio Brasil? Vai ter corte?