URGENTE: Banco Central acaba de fazer novo CORTE na taxa de juros, e agora?

Novo corte na taxa de juros do Banco Central é importantíssimo para a economia brasileira; entenda mais a respeito

Os cortes na taxa de juros brasileira são importantíssimos para o bom funcionamento da economia. Eles são comunicados pelo Banco Central toda vez que a taxa é mantida ou alterada. Agora, a nova alteração é fundamental para o mercado.

Sabendo da importância dessa taxa, é preciso ver como ela funciona e quais serão os impactos após a mudança decretada pelo Banco Central. Prossiga com a leitura.

URGENTE: Banco Central acaba de fazer novo CORTE na taxa de juros, e agora?
Novo corte na taxa básica de juros! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Taxa básica de juros

Por ser a taxa básica de juros da economia, a taxa Selic é o principal instrumento que o Bacen utiliza para o controle da inflação no Brasil.

O índice influencia todas taxas de juros do território nacional, como as de empréstimos, financiamento e outras aplicações financeiras.

Assim sendo, quando há elevação na inflação, o BC aumenta a taxa Selic. Já quando as estimativas para a inflação estão em concordância com as metas, há redução da taxa.

Para definir a taxa básica de juros e tentar conter a alta dos preços, o BC prevê, atualmente, a meta de inflação para o ano que vem e no objetivo, em 1 ano, para o começo de 2025.

Na semana anterior, economistas do mercado financeiro baixaram a estimativa de inflação desse ano, passando de 4,93 para 4,86%, mas que ainda é acima do intervalo da meta de inflação. Dessa maneira, os economistas passaram a projetar uma inflação de 3,86% para o próximo ano, dentro da meta.

Para este ano de 2023, a meta de inflação ficou fixada em 3,25%, sendo considerada cumprida formalmente caso oscile entre 1,75 e 4,75%.

Por fim, a meta inflacionária para o ano que vem é 3%, sendo cumprida se oscilar entre 1,5 e 4,5%. Levando em consideração todos esses fatores, é necessário entender o que vai acontecer a partir de agora com a redução na taxa Selic. Confira mais no que segue abaixo desta matéria e fique por dentro de um dos assuntos mais em alta do setor econômico.

Saiba mais: SUPER QUARTA-FEIRA: Juros vão baixar no Brasil? Entenda

COPOM

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu reduzir a taxa Selic nesta quarta-feira, dia 20 de setembro. Ela passa a ser de 12,75% a.a. A decisão foi unânime, pois todos os diretores votaram pela diminuição.

Em comunicado divulgado depois da reunião, o Comitê afirmou que a redução é compatível com uma estratégia de convergência inflacionária para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, incluindo o ano de 2024 e 2025, em grau menor.

O Copom também voltou a defender a serenidade exigida pelo cenário, mas ainda sinalizou que poderá cortar a Selic novamente em meio ponto percentual na próxima reunião.

O colegiado avalia que a execução de metas fiscais que o Governo Federal estabelece pode auxiliar no processo de ancoragem das expectativas inflacionárias e para condução da política monetária.

Vale lembrar que este foi o segundo corte consecutivo na taxa Selic, a qual começou a recuar no mês anterior (agosto). O índice atual é o menor dos últimos 16 meses.

O referido anúncio já era esperado pelo mercado financeiro, já que, na última reunião, o Copom tinha sinalizado que poderia seguir baixando a taxa Selic na mesma proporção do último corte.

Portanto, o Comitê formado pelo presidente do BC e oito diretores da autarquia costuma se reunir a cada 45 dias para definir o patamar da taxa básica de juros.

Os próximos encontros do colegiado serão nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, bem como 12 e 13 de dezembro.

Veja também: URGENTE! Notícia BOMBÁSTICA sobre concurso do Banco Central pega brasileiros DE SURPRESA