Corte do BPC em 2025: o que esperar?

O Benefício de Prestação Continuada, mais conhecido como BPC, é um direito importante que garante um salário mínimo mensal para pessoas com 65 anos ou mais e para aqueles com deficiência, independentemente da idade. É bom lembrar que o BPC não é a mesma coisa que uma aposentadoria do INSS, e quem se beneficia dele não precisa ter contribuído para a Previdência.

Para ter direito ao BPC, a pessoa ou o grupo familiar deve ter uma renda que não ultrapasse um quarto do salário mínimo. E, diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não oferece 13º salário nem pensão por morte. A ideia é atender quem realmente precisa, proporcionando uma ajuda financeira básica para a sobrevivência.

Mas, atenção: em 2025, algumas mudanças estão acontecendo em relação a esse benefício. O governo está realizando uma espécie de “pente-fino” para identificar pagamentos que estão sendo feitos de maneira irregular. Os beneficiários do BPC que não estão atualizados no Cadastro Único, conhecido como CadÚnico, ou que fazem parte de um cadastro desatualizado há mais de quatro anos, precisam regularizar sua situação. Isso é muito importante para garantir o recebimento do benefício.

Além disso, quem estiver nesta situação vai ser chamado a comparecer ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da sua localidade. Ignorar essa convocação pode levar à perda do benefício, o que ninguém quer, certo? Portanto, é essencial ficar atento.

Se o pagamento for bloqueado, existe uma esperança. Os beneficiários têm um prazo de 30 dias para se inscrever ou atualizar seus dados no CadÚnico. Assim, podem solicitar a reativação do BPC e têm o direito de receber todos os valores que estavam atrasados durante o período em que o pagamento ficou bloqueado. É uma boa chance para colocar a situação em dia e continuar contando com esse apoio tão necessário.