Convocação obrigatória do INSS para realizar a prova de vida: NÃO deixe para depois

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem realizar a prova de vida uma vez ao ano para comprovarem que estão vivos e não perderem o seu benefício. Saiba como!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) funciona como uma autarquia do governo federal brasileiro que atua em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência, que é responsável por receber as contribuições mensais que são feitas aos trabalhadores. Assim, o Regime Geral da Previdência Social pode continuar em pleno funcionamento. 

A Previdência Social possui a responsabilidade de realizar os pagamentos dos benefícios que são oferecidos pelo INSS para os seus segurados, como é o caso do auxílio-reclusão, auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-acidente, salário-maternidade, aposentadorias e ainda outros benefícios que fazem parte do núcleo das Atividades Exclusivas de Estado. 

Nos últimos dias, os aposentados e pensionistas do INSS estão sendo convocados para realizar a prova de vida. Portanto, confira as datas a seguir para não perder o prazo!

Segurados devem realizar prova de vida do INSS anualmente. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Segurados do INSS são convocados para realizar a Prova de Vida

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam efetuar a prova de vida todos os anos para que possam continuar tendo acesso aos direitos previdenciários. Dessa forma, é importante estar atento às datas de convocação, que devem ser liberadas pelos canais oficiais do governo. 

De acordo com a rotina do INSS, a prova de vida deve ser realizada pelos segurados a cada dois meses. O calendário para passar pelo procedimento ainda pode variar de acordo com o banco responsável pelos pagamentos. Além disso, é importante enfatizar que a prova do INSS serve como um instrumento de proteção à seguridade social. 

Dessa forma, o INSS tem o objetivo de levar os recursos da previdência para a população que necessita e se enquadra nos critérios de recebimento. Para isso, a autarquia conta com uma série de procedimentos para que seja possível garantir que os benefícios cheguem até as pessoas que realmente necessitam, de forma a evitar o enriquecimento ilícito de fraudadores e golpistas. 

Entre os processos adotados se encontra a prova de vida. Desde 2012, a previdência exige que os aposentados e pensionistas compareçam uma vez ao ano nas instituições bancárias onde recebem o salário todos os meses. No entanto, esse processo foi alterado recentemente e passou a ser feito de forma digital. 

Confira também: Se você tem 50 anos, pode ter chegado a sua hora de aposentar: saiba como solicitar o benefício no INSS

Como realizar a prova de vida do INSS no formato digital?

A maneira virtual da prova de vida é válida da mesma forma e garante que o benefício não seja cortado. Para realizar o procedimento, é necessário seguir o passo a passo:

  • Entre na sua conta gov.br;
  • Na tela inicial, clique na opção “Serviços” e posteriormente na opção “Prova de Vida”;
  • Nesta tela, é preciso clicar em “Histórico de Prova de Vida” e selecionar “Prova de Vida Pendente);
  • Nessa aba, é necessário ir até “Autorização” e clicar em “Autorizar”;
  • Em seguida, siga as instruções para realizar o reconhecimento facial;
  • Depois de finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “Ok”;
  • Agora, na tela de “Autorização”, o status da sua Prova de Vida deverá ter sido alterado para “Autorizado”.

Saiba mais: Teto de juros ATUALIZADO para consignado do INSS; entenda como funciona a contratação