Contas do Google serão EXCLUÍDAS? Veja como evitar perder a sua

A exclusão será definitiva e vai acontecer ainda neste ano, antes disto será enviado um aviso para que os usuários tenham a chance de recuperar as contas. Não perca tempo!

O Google é uma empresa gigante da tecnologia que é conhecida de praticamente todas as pessoas com acesso à internet, seja pelo seu famoso site de buscas, pelo Gmail, sistema operacional Android, loja de aplicativos Play Stores ou suas ferramentas agregadas. Os serviços do Google estão presentes no nosso dia a dia e a possibilidade das contas da plataforma serem excluídas representa uma grande perda de dados.

A conta que estamos falado é o Gmail, que é o e-mail responsável por integrar o acesso aos demais serviços do Google, como o Planilhas, Documentos, Apresentações, Maps, entre outros. Pois bem, alguns usuários estão correndo o risco de ficarem impossibilitados de utilizarem todos estes serviços.

A seguir vamos explicar quem será afetado pela exclusão de contas e mostrar como evitar que isto aconteça, de forma que o usuário consiga recuperar a sua conta antes que seja tarde demais. Também iremos informar a data que foi anunciada pela empresa como o último dia de funcionamento de determinadas contas.

Contas do Google serão EXCLUÍDAS? Veja como evitar perder a sua
Somente as contas inativas de pessoas físicas que serão excluídas, caso não sejam reativadas até 1º de dezembro. Foto: divulgação

Quais são as contas do Google que podem ser excluídas?

São as contas inativas que correm este risco, mais especificamente as que estão inutilizadas por mais de 2 anos. A inatividade é algo mais comum do que se imagina, pois é preciso criar uma conta para realizar assinaturas e ter acesso aos aplicativos. O que acontece é que muitas destas contas acabam ficando desatualizadas por muito tempo, o que faz as pessoas esquecerem a senha e criarem uma nova conta.

Aí vira um ciclo sem fim que acaba sobrecarregando a plataforma. O Google decidiu determinar um prazo para excluir as contas inativas de forma definitiva, os perfis antigos que não foram acessados nos últimos 2 anos começarão a ser apagados a partir de 1 de dezembro deste ano. Antes disto acontecer os usuários dos perfis inativos serão avisados do risco.

O Google vai enviar um e-mail para as contas de recuperação que estão associadas com os perfis inativos. A exclusão vai afetar somente as contas pessoas, as contas de empresas, instituições de ensino, organizações ou que possuem uma conta no YouTube não serão excluídas, mesmo que estejam inativas.

Veja também: Google está ajudando usuários a aprender inglês DE GRAÇA: saiba como

Como evitar perder a sua?

Se você tem alguma conta do Google que está inativa, correndo o risco de ser excluída, e não quer perder o acesso, pode tentar recuperá-la. Para isso é preciso acessar o seguinte site: https://accounts.google.com/signin/v2/usernamerecovery?flowName=GlifWebSignIn&flowEntry=ServiceLogin e selecionar a opção de “esqueceu a senha”.

O sistema vai pedir que informe um e-mail de recuperação ou o número de celular cadastrados na conta inativa. A plataforma vai enviar um código de verificação através do e-mail ou SMS informados no passo anterior. É só digitar o código no espaço indicado que serão mostradas as contas vinculadas que foram criadas pelo usuário.

A pessoa poderá excluir ou recuperar as contas, caso a escolha seja a segunda opção, poderá alterar a senha e atualizar os dados de recuperação. Após o procedimento, o perfil poderá ser utilizado normalmente em sites, apps, assinaturas e cadastros. O Google entende que a conta está ativa quando ela é utilizada para qualquer serviço vinculado.

Veja também: IA do Google: veja como usar o BARD na realização de tarefas do dia a dia