Quem poderá contar com os PAGAMENTOS ANTECIPADOS do INSS? Veja se você está incluído

INSS antecipa pagamentos de grupo de pessoas de algumas localidades, que recebem aposentadoria, pensão ou benefício assistencial. Confira a nova data.

Grupo especial terá pagamento antecipado do INSS no mês de março. A saber, este grupo está relacionado aos aposentados, pensionistas e quem recebe benefício assistencial que foram vítimas do temporal em São Paulo.

A tempestade, no último dia 19, no litoral paulista deixou 49 vítimas fatais. Por isso, diante desse desastre natural as famílias vão precisar de assistência financeira para se manterem. Sendo assim, a Previdência decidiu antecipar os pagamentos.

Quem poderá contar com os PAGAMENTOS ANTECIPADOS do INSS? Veja se você está incluído
Grupo especial pode solicitar os pagamentos antecipados do INSS. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quem tem direito de receber os pagamentos antecipados do INSS?

Diante do cenário de destruição que se encontra o litoral paulista devido às chuvas fortes, o governo federal junto com a Previdência decidiram realizar uma força tarefa para dar mais assistência às famílias atingidas.

Para isso, será necessário efetuar os pagamentos antecipados do INSS. Sendo assim, os moradores das cidades de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba vão receber os valores em 27 de março.

A medida ficará em vigor enquanto durar o estado de calamidade dos locais. Segundo o Instituto, cerca de 100 mil pessoas podem optar pelo adiantamento do benefício. 

Serão liberados aproximadamente R$ 220 milhões para os beneficiários. Mas, para ter direito à antecipação do mesmo, os segurados devem se dirigir até a agência bancária correspondente ao pagamento e solicitar o recurso. 

O prazo para realizar o adiantamento vai de 17 a 20 março, conforme portaria conjunta do Ministério da Previdência Social e do INSS, publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira (23).

Veja também: ÓTIMA notícia para segurados do INSS; tem SAQUE disponível!

Como vai funcionar o pagamento?

O governo de São Paulo contabilizou 49 mortes por causa das fortes chuvas que atingiram o litoral norte da região. Até o momento, há 48 vítimas fatais em São Sebastião e uma em Ubatuba.

Para amenizar o sofrimento das famílias que perderam seus parentes e os demais que se encontram desabrigados, a medida prevê que o INSS venha beneficiar mais de 12 mil pessoas afetadas pelo desastre.

Então, aos interessados, os pagamentos antecipados do INSS funcionarão da seguinte forma: o valor enviado pelo Instituto ficará no banco em que o segurado recebe o benefício, mas ainda bloqueado.

O segurado pode escolher a antecipação formalizando sua opção junto ao banco, que dessa forma vai liberar o dinheiro a partir do dia 27 de março. Lembrando que esta alternativa se dá uma única vez enquanto durar o estado de calamidade.

Depois disso, o valor extra será descontado do valor integral do benefício, a partir do terceiro mês que a opção foi efetuada, em 36 parcelas sem acréscimo. Portanto, é importante que os segurados saibam destes detalhes antes de optar pelo recurso.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, decretou estado de calamidade pública no domingo (19) para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Guarujá, Caraguatatuba e Bertioga. 

O governo federal anunciou o repasse de R$ 7 milhões para a Defesa Civil auxiliar no socorro às vítimas das chuvas. A liberação dos recursos será feita por meio de crédito suplementar ao Orçamento Fiscal na Secretaria de Governo e Relações Institucionais.

Saiba mais: Moradores DESTA região podem sacar os benefícios do INSS antes de todo mundo!